Preço do barril de petróleo superou os 95 dólares pela primeira vez em quase um ano

Os preços do petróleo têm vindo a aumentar e a imoactar diretamente a valorização dos seus derivados… e parece que as surpresas podem não parar por aqui. O preço do barril de petróleo Brent superou esta manhã mais do que uma vez a barreira dos 95 dólares.

De acordo com os dados do Investing.com, no momento da redação desta notícia os futuros estão a valorizar 0,55%, com o preço nos 95 dólares. Mas esta manhã, em três ocasiões por volta das 5h, 7h30 e 9h, o preço superou mesmo essa barreira.

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em novembro no mercado de futuros de Londres, fechou esta segunda-feira em alta de 0,51%, para os 94,41 dólares.

No que respeita ao crude do Mar do Norte, a referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures com uma cotação acima 48 cêntimos do que os 93,93 dólares registados no fecho das transações na sexta-feira.

O preço do barril tem subido desde que a Rússia e a Arábia Saudita anunciaram a continuação dos cortes de produção, que agora parecem destinados a durar até ao final do ano. Este cenário aumenta a pressão sobre o lado da oferta e pode levar a novos aumentos de preços.

Em março, a Rússia iniciou uma redução voluntária na produção de 500.000 barris diários em relação à média de fevereiro. Em setembro, a redução será de 300.000 barris em comparação com o nível de junho, quando não houve qualquer corte na oferta.