Portugueses solidários: Como uma partilha nas redes sociais mudou a vida de uma família para sempre

Um apelo feito nas redes sociais pelo médico intensivista e anestesista Gustavo Carona, do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, foi o suficiente para mudar a vida de uma família portuguesa para sempre.

Segundo a ‘CNN Portugal’, tudo começou quando Fernanda contou na primeira pessoa a sua história, num programa da TVI, revelando que foi vítima de violência doméstica na infância, tendo crescido numa instituição até aos 16 anos.

Acabou por engravidar jovem, mas foi abandonada pelo pai da filha. Anos mais tarde voltou a ser mãe de gémeos, fruto de outra relação que teve o mesmo desfecho, deixando Fernanda sozinha com três filhos para cuidar.

Dias depois de a história se tornar pública, Gustavo Carona partilhou uma publicação na rede social Facebook na qual dava conta de que Fernanda e os três filhos estavam a ser expulsos da casa onde viviam “pela própria família”.

A situação causou “disputas jurídicas e emocionalmente destruidoras” que tiveram “consequências terríveis” para as crianças, escreveu o médico. “Marisa em depressão com impacto importante e Martim expressa a sua ansiedade na pele, que revela o sofrimento de toda a família”, disse.

Segundo o médico, a junta de freguesia local disponibilizou a custo zero um terreno para a família, pelo que apenas faltava uma casa para acolhê-la, apelando a uma solução “rápida e eficaz”.

Por esse motivo, Gustavo Carona lançou, na passada quinta-feira, uma angariação de fundos online (crowfunding) com o objetivo de juntar dinheiro para adquirir uma casa pré-fabricada que “custa cerca de 43.000 mais os custos de colocação”.

De seguida, a Rádio Comercial partilhou a história no programa das manhãs, fazendo o apelo para a doação de dinheiro. Depois disso, a plataforma de crowdfunding passou dos 17.427 euros até então angariados para mais de 50 mil euros, relata a ‘CNN Portugal’.

Gustavo Carona não esperava este feedback em tão pouco tempo: “Nunca imaginei. Nestas coisas começo sempre com vontade que aconteça mas com as expectativas controladas, que é para também não sofrer com o insucesso”, disse à estação.

Ler Mais