Portugueses não querem coligação entre PSD e Chega se houver eleições antecipadas, revela sondagem

Os portugueses rejeitam uma coligação do PSD com o Chega, segundo revelou esta terça-feira a sondagem da Intercampus para o ‘Jornal de Negócios’: se houver eleições antecipadas, a maioria não pretende que os sociais-democratas façam coligações pré-eleitorais.

De acordo com a sondagem, caso Marcelo Rebelo de Sousa decida dissolver o Parlamento, 51,7% dos participantes sustentaram que o PSD não se deve aliar a qualquer partido antes do ato eleitoral: há no entanto 27,5% dos inquiridos que querem que o partido de Luís Montenegro avance com coligações, seja com a direita ou com o PS.

Para uma maioria (53%) a Iniciativa Liberal é o partido mais indicado – o CDS merece as preferências de 39,3% dos inquiridos, ao passo que 31,5% entendem que o PSD deve aliar-se ao Chega.

Se o resultado for favorável ao PSD no ato eleitoral, o ideal é uma aliança com partidos da direita: para 28%, é melhor uma governação sem maioria e sem aliados. Nesse particular, 18,7% acreditam que o PSD deve aliar-se ao PS. Se, no entanto, o PSD precisar do Chega para governar, há 63,8% dos inquiridos opõem-se a essa aliança, contra 27% que acredita que deve acontecer.

Se o resultado das eleições antecipadas favorecer o PS nas intenções de voto dos portugueses, 30,4% dos inquiridos quer a ‘geringonça’ de volta, com os socialistas aliados aos partidos de esquerda: há 28,5% que pretende que o partido de António Costa governe em minoria e, por último, há 21,6% dos participantes que acredita que o PS deve aliar-se ao PSD.