
Portuguesa Cleanwatts integra projeto internacional no Japão para promover comunidades de energia
A Cleanwatts foi convidada pela Panasonic a participar no programa internacional de aceleração Panasonic Accelerator by Electric Works Company. Esta iniciativa, em parceria com o ReGACY Innovation Group K.K., tem como objetivo impulsionar a criação de novas empresas através da colaboração com startups que trabalham com tecnologias avançadas e soluções inovadoras.
O projeto, intitulado “Co-criação do futuro das comunidades de energia locais sustentáveis através da gestão de energia baseada em IA”, foca-se na otimização da gestão de energia em edifícios comerciais, residenciais e pequenos negócios, utilizando a tecnologia Cleanwatts OS. A plataforma avançada de otimização local da Cleanwatts é projetada para apoiar a estabilidade da rede elétrica e maximizar as economias para os membros das comunidades de energia.
O sistema da Cleanwatts faz uma gestão inteligente dos fluxos de energia entre os participantes, equilibrando a oferta e a procura locais. Isso não só reduz a pressão sobre a rede elétrica como também proporciona menores custos de energia aos membros, graças à partilha de recursos e à otimização dos hábitos de consumo.
“A confiança da Panasonic no software da Cleanwatts é um reconhecimento da nossa inovação tecnológica. Desenvolver um projeto desta escala com uma empresa influente no Japão é uma oportunidade para implementar o nosso modelo de Comunidades de Energia num mercado com enorme potencial, promovendo a resiliência da rede e a estabilidade energética do país.” afirma Luísa Matos, CEO da Cleanwatts.
Este projeto também fortalece a presença da Cleanwatts no Japão, um mercado estratégico, através da sua parceria com a Macnica, uma empresa tecnológica japonesa renomada que distribui a plataforma de gestão de energia Kisense da Cleanwatts.