Portugal Ventures e unicórnio Feedzai distinguidos como referências em Portugal em 2021
A Investors Portugal, Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage, reconheceu a Portugal Ventures e a Feedzai na 1ª edição do evento anual Investors Portugal Dinner, que reuniu o setor para debater os desafios e tendências e reconhecer o que melhor se fez em 2021.
A Portugal Ventures, empresa de capitais públicos, foi distinguida com o Early Stage Investor of the Year 2021, pelo papel relevante que assumiu na resposta às lacunas deste setor em ano de pandemia, tendo sido salientada a sua ação de apoio transitório a startups afetadas pela pandemia, permitindo não só que estas mantivessem a sua atividade, mas que conseguissem mesmo levantar rondas de investimento subsequentes.
Para além disso, no ano passado, a entidade realizou 39 novos investimentos em startups, contabilizou 22 operações de “follow-on”, totalizando um valor de 13 milhões de euros investidos, e desinvestiu em 18 empresas.
Segundo Rui Ferreira, Presidente da Portugal Ventures, “é um orgulho receber esta distinção de Early Stage Investor of the Year 2021, por parte dos nossos colegas de setor, no ano em que celebramos o décimo aniversário da Portugal Ventures! Este prémio é o reconhecimento do nosso trabalho em prol do ecossistema empreendedor não só deste ano, mas ao longo desta década. Este sucesso só é possível com uma equipa muito profissional e dedicada a alcançar resultados não só para a Portugal Ventures, mas igualmente para o nosso portefólio, com o qual mantemos um acompanhamento próximo. Em 2012 fomos uma das entidades mais importantes na dinamização do ecossistema, 10 anos depois continuamos a assumir esse papel com uma resposta positiva aos desafios a que nos propomos cumprindo sempre a nossa missão. Um agradecimento especial aos nossos parceiros, de Ignição, de Capital, os Corporate, mentores e os peritos dos projetos, que têm sido fundamentais na capacitação dos empreendedores, no co-investimento e na criação de sinergias para o portefólio”.
Já o unicórnio português Feedzai, da área da proteção contra crimes e fraudes financeiras, recebeu a distinção de Investment of the Year 2021, não só por ter levantado uma ronda muito relevante no valor de 200 milhões de euros, mas também por ter atraído investidores nacionais e internacionais, espelhando a capacidade competitiva das startups fundadas em território nacional a nível global, com a particularidade de conservar a sua sede em Portugal.
Catarina Leitão Afonso, Diretora de Investimento da Novabase Capital, um dos primeiros investidores na plataforma de gestão de risco financeiro, falou no percurso percorrido. “Dez anos depois de termos cruzado caminho, mantemos a confiança no trabalho que a Feedzai tem vindo a fazer, combatendo o crime financeiro a nível mundial com recurso não apenas a tecnologia de ponta, como Inteligência Artificial e Machine Learning, mas também apostando sempre no talento português.”
Já José Guerreiro de Sousa, Partner da Armilar Venture Partners, afirmou que este “é um prémio merecido. Em 10 anos, e a partir de Portugal, a equipa da Feedzai criou uma empresa líder no combate à fraude financeira, com clientes internacionais tier 1, e um volume de receitas recorrentes que cresce de forma consistente ano após ano. Parabéns a toda a equipa”.
Ademais, Frederico Bilelo Gonçalves, Principal na EDP Ventures, referiu que “a história de sucesso da Feedzai cruza-se no tempo com a história da própria EDP Ventures visto que foi um dos primeiros investimentos que realizámos em 2011. Olhando para trás é com orgulho que vemos o que foi, entretanto, alcançado em termos do crescimento da empresa em receitas e colaboradores, da angariação de uma base de clientes e investidores de renome internacional, da presença mundial, do desenvolvimento de uma solução tecnológica de vanguarda e assente em conhecimento made in Portugal. Estamos seguros de que os próximos 10 anos serão ainda melhores e que a Feedzai será um dos melhores casos de sucesso do ecossistema de empreendedorismo em Portugal”.
Para Lurdes Gramaxo, presidente da Investors Portugal, “os investidores em early stage são intervenientes essenciais na cadeia de valor do ecossistema de empreendedorismo e o seu papel deve ser destacado. É por isso que nos reunimos neste evento e que promovemos o networking, a partilha de conhecimento e também o reconhecimento do que melhor se está a fazer a nível nacional. Há ainda um grande caminho a percorrer e o papel da Investors Portugal é ajudar a traçar as melhores práticas e condições para o desenvolvimento do sector e da sua visibilidade.”