Portugal recebe hoje nortada em mais um dia desagradável: saiba o estado do tempo para esta quarta-feira
Esta quarta-feira será uma ‘cópia’ do tempo visto em Portugal continental nos últimos dias, apesar de uma redução da instabilidade, que segue para o país vizinho – que poderá esperar fenómenos intensos, incluindo períodos de granizo grande.
O IPMA indicou que para esta quarta-feira deve contar com “períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde” e “aguaceiros fracos e dispersos”, assim como “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em especial a partir da tarde”. Por último, espere “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais” e uma “pequena descida da temperatura mínima no litoral”.
De acordo com a publicação ‘Luso Meteo’, embora não seja incomum haver trovoadas em maio, é no entanto menos vulgar ver um mês com temperaturas máximas constantemente abaixo dos 25 graus na generalidade do território – em muitos locais, abaixo dos 20 graus, o que fez haver deste mês, até agora, temperaturas até 3 graus abaixo da média.
O anticiclone, referiu a publicação, está a evoluir para norte, ao mesmo tempo que uma depressão evolui no Atlântico – com reflexos nos Açores -, o que vai trazer mais um dia desagradável, com nortada, nebulosidade e temperaturas relativamente baixas.
Assim, espere vento mais intenso no litoral e nas terras altas, especialmente durante a tarde, com rajadas momentaneamente acima dos 75 k/h nos pontos mais expostos.
Nos Açores, a frente referida vai trazer chuva – que será mais persistente nas Ilhas Centrais, com a frente relativamente estagnada. O fluxo de Sudoeste traz temperaturas amenas, e o vento vai aumentando ao longo do dia.
Na Madeira, por outro lado, e com uma pequena crista anticiclónica sobre o arquipélago, haverá tempo relativamente seco – na realidade praticamente sem mudanças em relação ao dia anterior.