Portugal entre os países da OCDE com maior subida do PIB no quarto trimestre de 2021
Portugal foi sexto país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a registar um maior crescimento no quarto trimestre de 2021, de 1,6%, segundo os dados a que o órgão teve acesso.
À frente de Portugal ficaram a Colômbia e Israel, com crescimentos de 4,3% e 3,9%, respetivamente, a Hungria, que aumentou 2,1%, Espanha, com uma subida de 2% e a Polónia, que registou um crescimento de 1,7%.
A economia da área da OCDE aumentou 1,2% entre o terceiro e o quarto trimestres de 2021, segundo as primeiras estimativas, acima do aumento de 1,1% registado entre o segundo e terceiro trimestres.
Este valor deixa o crescimento do PIB de Portugal acima da média da OCDE.
Em termos gerais, o PIB dos países da OCDE continuou estável no quarto trimestre, mas abrandou especificamente nos países europeus.
Os países europeus que registaram os abrandamentos mais acentuados foram França, que aumentou 0,7% face a 3,1% no trimestre anterior, Itália, que subiu 0,6% face a 2,6% e a Alemanha, que cresceu apenas 0,7% face a 1,7%.
Nos países do G7, os EUA aumentaram 1,7% face a 0,6% no trimestre anterior e o Canadá cresceu 1,6% face a 1,3%, excedendo o nível pré-pandemia.