Portugal é país-parceiro da Hannover Messe e empresas já estão “em estágio”

“A Caminho de Hannover 2022” foi o mote de três sessões de esclarecimento levadas a cabo pela AICEP, AIMMAP e CCILA tendo em vista a preparação das empresas portuguesas para a Hannover Messe, uma das principais feiras da indústria a nível mundial. No próximo ano, Portugal assume o posto de país-parceiro do evento e está já a trabalhar para garantir que os negócios nacionais têm todas as ferramentas necessárias.

«A participação portuguesa na Hannover Messe 2022 visa reforçar a imagem de Portugal como país fornecedor de produtos e serviços da cadeia de valor industrial, ampliar a participação das empresas portuguesas nas cadeias de valor das empresas alemãs e captar projetos de investimento industrial para o nosso país», explicou Maria Manuel Aires Serrano, responsável da AICEP para o projeto Hannover Messe 2022, na abertura das sessões realizadas.

Segundo Maria Manuel Aires Serrano, este certame representa uma enorme oportunidade para as empresas portuguesas e para o próprio País: «Pois será um palco mundial de afirmação das nossas capacidades de inovação, produção, serviço e talento, numa altura em que estão em curso importantes processos de relocalização global das cadeias de valor.»

Enquanto país-parceiro da Hannover Messe 2022, Portugal terá uma localização privilegiada no evento, consubstanciada em quatro pavilhões – um central e três temáticos subordinados aos tópicos Engineered Parts and Solutions, Energy Solutions e Digital Ecosystems.

Já Marco Siebert, diretor das Relações Internacionais da Hannover Messe, sublinha como a iniciativa é importante para fomentar a relação económica entre Portugal e Alemanha, dando visibilidade às capacidades das empresas nacionais em termos de inovação e tecnologia. Segundo o responsável, o certamente é «centro comercial da indústria», onde diferentes setores podem mostrar o que valem.

Marco Siebert alerta ainda para a importância de aproveitar o lugar de destaque que Portugal terá na feira, reforçando a comunicação e a utilização das plataformas e redes sociais da Hannover Messe. Terminado o evento, será também crucial fazer follow-up da participação.

«Portugal tem de voltar a estar no radar da Alemanha»

A frase é de Miguel Leichsenring-Franco, presidente da CCILA – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, segundo o qual Portugal foi convidado para ser país-parceiro da Hannover Messe por estar industrialmente bem preparado. Nesse sentido, o interesse crescente na indústria na sequência da pandemia poderá ser vantajoso para as empresas portuguesas.

Para garantir que os negócios tiram o melhor partido possível do certame, serão realizados encontros de sensibilização para a participação de Portugal, organizados pela CCILA, a partir de 1 de julho e até ao final de outubro, no Porto e em Aveiro.

Estes encontros são de inscrição gratuita e prometem debater temas como as expectativas dos compradores alemães, a identificação de clientes-alvo, o processo de internacionalização para o mercado alemão, o plano de ação para a participação na Hannover Messe e o pós-feira.

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