Portugal é o país mais ‘amigável’ da Europa para quem vive emigrado (e o segundo com melhor qualidade de vida)

À medida que a primavera se desenrola em toda a Europa, pode despertar vontades de mudar de vida e de país. A pandemia trouxe grandes mudanças na forma como trabalhamos, com milhares de pessoas a deslocar-se para o exterior em busca de mais espaço.

Mas como escolher qual o melhor país para isso? Saber como é a qualidade de vida, se será fácil fazer amigos ou se um lugar é acessível são fatores-chave a serem considerados antes de dar o salto. Para isso, a InterNations criou o guia ‘Expat Insider 2021’.

O guia tem por base conversas com cidadãos expatriados de todo o mundo, de forma a descobrir como é a vida nos seus novos lares. Com 59 países, o relatório revela os locais mais (e menos) amigáveis ​​para se viver, bem como os melhores países para qualidade de vida.

Os resultados chegaram e, de acordo com as 12 mil pessoas que responderam ao inquérito, Portugal está no topo de todos os países europeus no que diz respeito à simpatia, sendo o mais amigável do continente, segundo o ‘Euronews’. A nível mundial está em quinto lugar.

No segundo lugar europeu está a República Checa (15.ºglobal), Espanha em terceiro (16.º no mundo), Luxemburgo em quarto (20.º) e Áustria em 23.º.

No outro extremo da escala, os países europeus que deve evitar se estiver à procura de um lugar para fazer novos amigos são muitos, uma vez que dominaram a parte inferior das tabelas de classificação, com 14 países entre os piores quando se trata do mais amigável.

O país com pior desempenho foi a Itália em 58º lugar, enquanto que Chipre, Polónia, Dinamarca, Suécia e Suíça seguiram logo atrás.

No que diz respeito à qualidade de vida, apesar da suposta falta de simpatia, a Europa teve um desempenho muito forte neste índice, com sete dos 10 principais países do continente a fazer parte do ranking.

A Áustria ficou em primeiro lugar no leque de países europeus (segundo no global) e também ficou em primeiro lugar na categoria viagens e transporte. Já na seção de qualidade do meio ambiente ocupa o quinto.

Portugal também se saiu muito bem no ranking de qualidade de vida, ficando em segundo lugar nos países da Europa (terceiro global), logo atrás da Áustria.

O nosso país ficou ainda em terceiro lugar no índice de felicidade pessoal. Com 84% dos expatriados em Portugal a declararem-se felizes com as suas vidas em geral, em comparação com uma média global de 75%.

Veja agora o ranking completo:

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.