
Portugal coloca 1.223 milhões de euros em dívida a um ano a 2,227%, uma descida que “reflete o movimento de cortes do BCE”
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) colocou hoje 1.223 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro (BT) a 12 meses à taxa média de 2,227%.
No mês de fevereiro, Portugal tinha emitido dívida de curto prazo a 11 meses, com uma taxa de colocação de 2,266%. Agora, para um prazo superior, de 12 meses, a taxa é mais baixa, fixando-se em 2,227%. A procura superou a oferta em 2,48 vezes.
“Esta descida das taxas reflete o movimento de cortes que o BCE tem vindo a fazer nas taxas de juro, bem como as expetativas de que continue a reduzi-las ao longo deste ano. A curva das taxas de juro mantém-se invertida nas maturidades de curto prazo, ou seja, a partir de um ano, para prazos mais longos, taxas mais elevadas. Não obstante, as taxas de curto prazo têm seguido uma trajetória descendente, tendência que se espera que prossiga”, explica Filipe Silva, Diretor de Investimentos do Banco Carregosa.
O IGCP tinha anunciado para o dia de hoje um leilão de Bilhetes do Tesouro (BT) com maturidade de um ano com um montante indicativo entre 1.000 milhões de euros e 1.250 milhões de euros.