Porsche 911 Carrera aposta em motores turbo para maior eficiência

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Assumindo-se como um ícone da indústria automóvel, o Porsche 911 vai-se renovando ciclicamente, com a marca de Estugarda a levar até ao Salão de Frankfurt a versão atualizada do seu desportivo. As principais alterações do renovado 911 Carrera estão no lado técnico, com a estética a manter-se praticamente inalterada.
Assim, as principais novidades passam pela sobrealimentação das motorizações de seis cilindros, com a versão base a dispor de uma unidade de 3.0 litros bi-turbo com 370 cv de potência. Equipado com o mesmo motor, mas com alterações nos compressores, sistema de escape e gestão eletrónica, o 911 Carrera S debita 420 cv. Tanto uma versão como a outra representam um crescimento de 20 cv na potência e de 60 Nm no binário máximo, com o 911 Carrera a oferecer 450 Nm e o Carrera S 500 Nm.
Quanto às prestações, os ganhos nos valores de potência e de binário refletem-se de forma evidente, com o Carrera PDK equipado com o opcional Sport Chrono Package a cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos, ou seja 0,2 segundos mais rápido do que o modelo atual (295 km/h de velocidade máxima), ao passo que o 911 Carrera S munido com aquele mesmo pacote de equipamento cumpre o mesmo exercício em 3,9 segundos, sendo também 0,2 segundos mais lesto (308 km/h de velocidade máxima).
A aposta na sobrelimentação permite à marca germânica baixar os valores das emissões e dos consumos, sendo até 12% mais eficientes em termos de gastos de combustível do que anteriormente. De acordo com os dados da marca, o 911 Carrera com caixa de dupla embraiagem (PDK) permite um consumo médio de 7,4 l/100 km, enquanto a versão de 420 cv conta com um valor de 7,7 l/100 km.
As novidades técnicas não se ficam pela motorização, já que todos os 911 Carrera dispõem de alterações no chassis, com nova suspensão adaptativa PASM (Porsche Active Suspension Management), que baixa o chassis em 10 mm, novos amortecedores e, como opcional, a possibilidade de equipar um sistema de rodas direcionais para o eixo traseiro. No interior, destaque para o novo sistema de infoentretenimento Porsche Communication Management com ecrã tátil de 7 polegadas que oferece novas funcionalidades para os passageiros.
Em conjunção com o Sport Chrono Package opcional, o 911 Carrera tem agora um comando no volante para alternar modos de condução, derivados daqueles oferecidos no superdesportivo 918 Spyder. Trata-se de um comando rotativo com quatro posições – ‘Normal’, ‘Sport’, ‘Sport Plus’ e ‘Individual’ –, com o último modo a permitir configurações personalizadas de afinações como a suspensão PASM, passagens de caixa PDK e alterações no sistema de escape. Em combinação com a caixa PDK, existe ainda um outro botão denominado ‘Sport Response Button’, com o qual a capacidade de aceleração é melhorada por 20 segundos, de forma a facilitar ultrapassagens, por exemplo.
Menos relevantes, as alterações na parte estética incidem essencialmente nos faróis com luzes diurnas integradas, capot do motor com novas entradas de ar e farolins traseiros redesenhados. A chegada do renovado 911 Carrera terá lugar no mês de Dezembro, com preços a iniciarem-se nos 96.605 euros na Alemanha.