“Políticas monetárias continuam a impulsionar o apetite pelo risco esta semana”, considera analista

Os índices europeus continuaram a sua tendência de baixa esta quarta-feira, com o sentimento do mercado a perder direção enquanto os investidores aguardavam novas pistas dos bancos centrais.

As políticas monetárias continuam a impulsionar o apetite pelo risco esta semana, e o otimismo dos investidores continua sob pressão, depois do Banco de Reserva da Austráliater, surpreendentemente, ter avançado com uma subida das taxas, depois de alguns funcionários da Reserva Federal terem levantado a questão da persistente batalha contra a inflação, no início desta semana.

A correção em baixa continuou na maioria dos índices de referência europeus, liderada pelas empresas de serviços públicos e pelas ações financeiras, com os investidores a retirarem alguns lucros e a adotarem uma postura de “esperar para ver”.

Os investidores e os analistas aguardam ansiosamente mais dados macroeconómicos e sugestões sobre o futuro aperto monetário dos discursos dos responsáveis da FED e do BCE, esta semana.

Alguns desenvolvimentos poderão ocorrer durante a sessão de hoje, com a reunião do Eurogrupo e os discursos dos responsáveis do BCE, enquanto o presidente da Fed, Powell, dará mais pistas durante a tarde.
O índice STOXX-50 ainda ronda a zona dos 4.140,0pts, num ambiente de volatilidade reduzida, enquanto a subida dos títulos do tesouro da UE, proporciona uma configuração interessante para os mercados bolsistas.

Pierre Veyret
Analista técnico, ActivTrades