Plataforma sindical de professores avança para greve aos exames nacionais: Ministério da Educação avança com serviços mínimos

A plataforma sindical de professores, composta por nove estruturas, entregou um pré-aviso de greve conjunto para os exames nacionais, revelou esta segunda-feira Pedro Barreiros, novo secretário-geral da FNE, em entrevista à ‘CNN Portugal’ – segundo o responsável, os sindicatos foram convocados para uma reunião com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGestE) para serem definidos os serviços mínimos.

“Acredito que essas greves vão ser assumidas pelos professores e que os professores vão aproveitar todas as oportunidades para fazer ver ao Governo que não vão parar. (…) Deu entrada um pré-aviso e veremos agora da parte do Governo se há disponibilidade para o retirar ou não”, sublinhou o dirigente sindical.

Recorde-se que o STOP – Sindicato de Todos os Profissionais de Educação – já fez a entrega de um pré-aviso de greve aos exames nacionais.

“Os alunos merecem ser avaliados, merecem não ver o seu acesso ao ensino superior comprometido e, portanto, sim, faremos o pedido de declaração de serviços mínimos para essas greves”, garantiu João Costa, ministro da Educação, na semana passada.

Os docentes garantem que a passagem de ciclo dos alunos ou mesmo o acesso ao Ensino Superior não estarão, apesar de tudo, em causa.