Plataforma da Visor.ai assegura taxa de resolução de problemas até 70% nos contact centers

A Visor.ai é uma startup portuguesa que usa a inteligência artificial para automatizar as interações mais comuns no serviço ao cliente na banca e seguros, como comunicações em chat, email e voz, garantindo uma taxa de resolução de problemas comunicacionais até 70%, sem intervenção humana.

Em declarações à ‘Executive Digest’, Gonçalo Consiglieri, Cofundador da Visor.ai, explicou como é que a empresa veio transformar o serviço ao clientes no setor dos contact centers, que não sofria grandes alterações desde a sua criação, que remonta aos anos 60.

“Ao utilizar a inteligência artificial, principalmente nos setores da banca e dos seguros, estamos, por exemplo, a evitar o tempo de espera prolongado no atendimento ao cliente, facilitando o processo de gestão do número elevado de pedidos”, explicou o executivo, sublinhando que a “plataforma vem corrigir isto ao retirar os problemas facilmente resolvidos da equação”.

De acordo com Consiglieri, os assistentes conseguem, através da Visor.ai, proceder à triagem dos pedidos que necessitam efetivamente da sua intervenção e que não podem ser resolvidos de forma automática.

A plataforma da Visor.ai assegura uma taxa de resolução de problemas até 70%, segundo o empresário, não obstante a plataforma estar a sofrer melhorias constantemente.

“Plataformas como a nossa têm a capacidade de, do ponto de vista do utilizador final, reduzir o tempo de espera em serviços de atendimento. Por exemplo, se tiver um problema com o seu banco que necessite de uma resposta rápida, basta apenas mandar uma mensagem, e através de um agente de conversação inteligente, consegue ter um atendimento eficaz tendo em conta as suas necessidades, e muitas vezes sem a intervenção de um colaborador”, refere.

Segundo Consiglieri, estas ferramentas promovem a manutenção de postos de trabalho. “No final do dia o grande benefício é que estas plataformas conseguem valorizar o tempo do utilizador final, aumentar a chance da sua satisfação, e ainda requalificar trabalhadores de Contact Centers”, defende.

 

Lacunas no mercado mundial 

Gonçalo Consiglieri refere, na mesma entrevista, que há grandes enormes lacunas nos mercados cuja língua principal não é o inglês, dado que as soluções líderes no mercado mundial são muito direcionadas para essa língua.

“A Visor.ai decidiu fazer o caminho contrário e especializar-se noutras línguas, mas que ainda assim estão no top 10 das línguas mais faladas do mundo, falamos obviamente do português, mas também do espanhol”, explica.

O executivo refere ainda que, para a empresa, as soluções mais comuns não são muito user-friendly, o que resulta em constrangimentos para o trabalho dos assistentes de Contact Center, que não têm uma grande margem de autonomia para intervir na qualidade das respostas que o sistema dá e no uso das métricas para a tomada de melhores decisões.

 

Fundação da Visor.ai

A Visor.ai nasceu em 2016, pela mão de três amigos de infância: Gianluca Pereyra, Bruno Matias e Gonçalo Consiglieri. Os fundadores juntaram-se com o objetivo de apresentar uma solução para um problema que o setor dos Contact Centers enfrentava: a falta de inovação, nas palavras de Consiglieri.

“Depois de uma primeira experiência conjunta numa startup anterior, decidimos unir-nos, tanto em gestão como tecnologia, para arranjar uma solução que fosse benéfica para grandes empresas. Hoje em dia, contamos com 28 colaboradores, e já instalamos mais de 100 agentes de conversação inteligente em mais de 50 clientes”, explica.

Em termos de crescimento, a empresa aumentou, em média, quase 13% em receita todos os meses desde o início deste ano.

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