Peritos da ONU chegam esta terça-feira à Ucrânia para investigar violações de direitos humanos
Entre os dias 7 e 16 de junho, três especialistas das Nações Unidas irão investigar alegações de violações de Direitos Humanos e do Direito Humanitário Internacional nas cidades de Lviv, Kiev, Kharkiv e Sumy, entre outras.
A comissão pretende falar com vítimas, testemunhas e deslocados internos para aferir os relatos de abusos e violações dos Direitos Humanos alegadamente cometidos pelas forças militares russas. Do roteiro fazem também parte encontros com membros do governo ucraniano, com organizações da sociedade civil e agências das NU, com o intuito de analisar a situação no país.
As conclusões das investigações da comissão poderão, consoante as descobertas, ser usadas para suportar eventuais ações legais futuras.
A missão acontece sob o mandato do Conselho de Direitos Humanos das NU, depois da aprovação, em março, da Resolução 49/1, que “decidiu estabelecer urgentemente uma Comissão de Investigação Internacional Independente (…) com a duração de um ano”, informa o Gabinete da Alta-Comissária das NU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.
Da comissão de investigação fazem parte os especialistas em Direitos Humanos Erik Mose, da Noruega, Jasmian Dzumhur, da Bósnia-Herzegovina, e Pablo de Greiff, da Colômbia.
Esse órgão deverá apresentar as suas conclusões à Assembleia-Geral das NU no próximo mês de outubro e ao Conselho de Direitos Humanos em março do ano seguinte.