
Pensões de velhice e invalidez sobem 8,05%: beneficiário que receba 500 euros mensais tem aumento de mais de 40 euros
As pensões de velhice e de invalidez vão sofrer um aumento de 8,05%: de acordo com o ‘Correio da Manhã’, um pensionista que receba em média 500 euros mensais vai ver uma subida de 40,25 euros, para 540,25 euros, embora este valor dependa da carreira contributiva dos pensionistas.
As pensões atribuídas em 2023, entre novas e reconvertidas, quer da Segurança Social quer da Caixa Geral de Aposentações, vão sofrer atualizações: as atribuídas desde meados de julho já contam com a revisão, ao passo que as anteriores só serão atualizadas em outubro, com retroativos a janeiro último.
“As novas pensões já estão a refletir, desde meados de julho, o cálculo resultante da aplicação das tabelas da Portaria n.º 192/2003, de 7 de julho”, revelou ao jornal diário fonte oficial do Ministério da Segurança Social. As pensões de entre janeiro e junho, com atualizações em outubro, vão receber “os retroativos devidos desde a data do início das respetivas pensões”.
O valor de referência para a subida é atualizado anualmente pelo Governo, tendo por base o cálculo da taxa de inflação sem habitação. É aplicada a todas as pensões de invalidez e velhice atribuídas, públicas e privadas, e atinge um universo de 100 mil beneficiários, de acordo com dados da Segurança Social. São também abrangidos os novos pensionistas e beneficiários que têm a sua pensão reconvertida, como é o caso da invalidez parcial para velhice.