Peças, mão de obra: o seu carro está cada vez mais caro consertar, aponta estudo

O custo das reparações automóveis confirmou, no primeiro semestre de 2024, uma tendência recente: são sempre a subir, de acordo com a organização francesa SRA (‘Sécurité & Réparations Automobiles’), que apontou, no seu barómetro, que os preços das peças ou da mão de obra estão a aumentar.

A conclusão é clara, aponta a publicação gaulesa ‘L’Automobile Magazine’: embora o preço das reparações já suba acentuadamente há dois anos, 2024 não parece estar a inverter a tendência.

Com efeito, o custo das reparações aumentou 7,5% nos últimos 12 meses, e até 7,9% se compararmos o primeiro semestre de 2024 com o primeiro semestre de 2023. Quando se olha um pouco mais em detalhe para os diferentes itens de despesas, pode-se constatar que se os custos dos ingredientes da tinta ou o custo médio por hora da mão de obra aumentarem em 5% em relação aos primeiros seis meses de 2023. Por outro lado, o preço médio das peças aumenta de forma mais significativa: 9,9%.

As marcas que mais crescem

O relatório permitiu à SRA olhar para o preço de um cabaz de 42 peças, num total de 271 modelos de 31 marcas, para determinar as marcas automóveis sobre as quais tinha havido um maior aumento das reparações – ou, se pelo contrário, diminuiu.

E de todas as marcas estudadas, 13 registaram uma subida, sendo que a única acima de 5% foi a Suzuki, com 7,67%.

Por outro lado, três marcas apresentam variações negativas, nomeadamente Ford (-1,62%), Tesla (-0,04%) e Hyundai (-0,03%). A SRA aplica uma métrica para ter em conta a “frequência de substituição de cada família de peças e a representatividade de cada modelo na marca”. E aí, o custo do cabaz de peças para 11 marcas aumentou mais de 10% nos últimos 12 meses, nomeadamente Alfa Romeo, Cupra, MG, Mini, Nissan, Seat, Skoda, Suzuki, Tesla, Toyota e Volkswagen. Na direção oposta, os custos estão a cair na Jeep, Lexus e Lynk&Co.