Parque Eduardo VII recebe esta noite vigília de oração pelo Papa Francisco

O Patriarcado de Lisboa convocou a diocese, com especial apelo à participação dos jovens, para uma vigília de oração pelo Papa Francisco, que decorre esta quinta-feira, às 19h00, no Parque Eduardo VII. A iniciativa surge num momento delicado para o Sumo Pontífice, que se encontra internado desde 14 de fevereiro devido a uma pneumonia bilateral, estando o seu estado de saúde considerado crítico, mas estável.

Através de uma publicação nas redes sociais, o Patriarcado apelou à participação na vigília, sublinhando a importância do local escolhido: “Durante todo o seu pontificado, o Santo Padre repetiu várias vezes ‘rezem por mim’. Nada melhor do que o local onde nos encontrámos com o Santo Padre em agosto de 2023 para rezarmos pela saúde do nosso querido Papa Francisco! Vamos juntar a juventude do Papa no mesmo sítio a rezar!”.

O Parque Eduardo VII foi um dos palcos centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, em agosto do ano passado, tendo acolhido a cerimónia de acolhimento e a Via Sacra presididas pelo Papa Francisco. A escolha deste espaço para a vigília reforça a simbologia do evento e a ligação da juventude portuguesa ao Santo Padre.

Patriarca de Lisboa pede orações pelo Papa
Na semana passada, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, dirigiu uma carta a todas as paróquias e comunidades do Patriarcado, apelando à oração pelo Papa Francisco neste período de fragilidade.

“Nos últimos dias, temos acompanhado Sua Santidade o Papa Francisco, neste momento de saúde frágil. Peço a todos os diocesanos do Patriarcado de Lisboa que, nas suas orações pessoais, tenham o Santo Padre presente”, escreveu o Patriarca.

Na missiva, D. Rui Valério incentivou ainda as comunidades a incluir preces especiais pelo Papa nos momentos habituais de oração, como exposições do Santíssimo Sacramento e a oração do Terço do Rosário. Além disso, apelou aos sacerdotes para que, durante as celebrações da Santa Missa, acrescentem uma intenção especial pela recuperação do Pontífice na Oração Universal.

Estado de saúde do Papa mantém-se crítico, mas estável
Entretanto, o Vaticano confirmou que o Papa Francisco teve uma noite tranquila de terça para quarta-feira, apesar de continuar em estado crítico.

“O Papa passou uma noite tranquila e está a descansar”, referiu a Santa Sé num breve comunicado divulgado esta manhã.

O Sumo Pontífice, de 88 anos, está internado desde 14 de fevereiro devido a uma pneumonia bilateral. O Vaticano indicou na terça-feira que o seu estado clínico permanece estável e que não se registaram episódios respiratórios agudos. O Papa Francisco continua a receber oxigénio, e a ligeira insuficiência renal que sofreu no domingo “não é motivo de preocupação”, segundo a mesma fonte.

No entanto, na sexta-feira passada, o Papa sofreu uma crise respiratória que agravou o seu estado de saúde. A evolução do quadro clínico está a ser monitorizada de perto pelas equipas médicas no Vaticano.

A vigília desta quinta-feira pretende ser um momento de união e solidariedade, reunindo fiéis para rezar pela recuperação do Papa Francisco, num dos locais mais emblemáticos da sua visita a Portugal.