Pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas ultrapassam 65 milhões de euros em setembro

Os pagamentos aos setores agroalimentar e das pescas ultrapassaram 65 milhões de euros em setembro, segundo dados hoje divulgados pelo Ministério da Agricultura e da Alimentação.

“Em setembro, o Ministério da Agricultura e da Alimentação procedeu a pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas num montante que ultrapassa os 65 milhões de euros”, indicou, em comunicado.

Entre estes, destacam-se 15 milhões de euros em investimentos ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e 17 milhões de euros no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA).

Neste último montante incluem-se mais de sete milhões de euros para a restruturação e reconversão de vinhas.

Foram ainda realizados pagamentos no valor de 11,4 milhões de euros no contexto do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos das Pescas (FEAMP).

De acordo com a mesma nota, os agricultores receberam também oito milhões de euros em ajudas para mitigar os efeitos do aumento dos custos com o gasóleo colorido e em medidas de compensação dirigidas às atividades agrícola e pecuária, que estão contempladas no Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares.

“Estes pagamentos são reflexo da intensa atividade desenvolvida por agricultores e pescadores que, apesar dos tempos desafiantes que enfrentamos, mantêm a capacidade de investir na modernização das suas explorações e frota pesqueira, sem esquecer a urgência de reforço das respostas relacionadas com a gestão do risco”, afirmou, citada na mesma nota, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Ler Mais