Ouro e títulos sobem “à medida que os investidores começam a proteger as suas carteiras contra o risco negativo”, explica analista

Os mercados de ações caíram significativamente na Europa esta quarta-feira, enquanto as apostas em portos seguros estavam em alta, com o medo a dominar o sentimento do mercado.

O apetite pelo risco caiu acentuadamente depois dos investidores testemunharem outro dia de debate sobre a questão do teto da dívida dos EUA, terminando num impasse.

Os rendimentos dos títulos estão a subir nos Estados Unidos e no velho continente, juntamente com o ouro e outros ativos mais seguros, à medida que os investidores começam a proteger as suas carteiras contra o risco negativo devido à perspetiva de um incumprimento de pagamento por parte de Washington.

A frente monetária também não traz boas notícias, uma vez que as preocupações com a inflação surgiram de novo na Europa, após a última impressão do CPI do Reino Unido ter ficado abaixo das expectativas (8,7% contra 8,3% esperado), o que pode indicar que a luta contra a pressão de preços pelos bancos centrais pode não ter ainda acabado.

O índice STOXX-50 registou uma forte retração em direção a um importante nível de apoio na zona de 4.260,0 pontos/4.277,0 pontos, impulsionado por produtos de consumo e ações imobiliárias.

No entanto, é ainda espera mais volatilidade durante o dia de hoje, já que os traders, além do debate sobre o acordo do teto da dívida dos EUA, também aguardam outros desenvolvimentos macro, como as atas da última reunião da FOMC, os discursos do governador do BoE, Bailey, e da presidente do BCE, Lagarde, juntamente com os dados dos inventários de petróleo bruto dos EUA.

Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades

Ler Mais