Os painéis solares estão na moda, mas têm um problema que provavelmente desconhece: não funcionam durante um apagão

Os painéis solares são dispositivos que convertem a luz solar em eletricidade, permitindo-lhe dessa forma economizar dinheiro sem restringir qualquer atividade diária: a energia é gerada através do efeito fotovoltaico, feitos de materiais semicondutores.

Após o apagão do passado dia 28 em Portugal – como em Espanha e regiões de França – os painéis solares voltaram a ganhar popularidade significativa no mercado, anotou o site espanhol ’20 Minutos’. Estes dispositivos podem ser um salva-vidas em caso de queda de energia, no entanto, nem todos os painéis solares funcionaram durante o apagão, porque a maioria das instalações solares está ligada à rede elétrica.

Nestes casos, o sistema permite-lhe consumir energia solar diretamente em casa, enviar o excedente para a rede e receber eletricidade quando não houver geração solar suficiente. Entretanto, quando tal situação ocorre, os inversores solares ligados à rede devem detetar a perda de tensão e desligar imediatamente, protegendo assim os técnicos de manutenção que podem estar a reparar a falha naquele momento.

Por que os painéis solares não funcionaram durante o apagão?

Os painéis solares exigem um inversor híbrido que lhes permita desconectar-se da rede pública e gerir a energia de forma autónoma. Eles também exigem um banco de baterias capaz de armazenar a energia solar gerada durante o dia para uso posterior.

Além disso, é importante mencionar que as baterias de lítio requerem um inversor híbrido compatível com um sistema de relé de corte automático, um painel inversor com função de backup e um painel elétrico para gerir a energia de forma autónoma dentro da casa.

Por outro lado, sem um inversor híbrido e baterias, o sistema torna-se inoperante quando a rede falha, porque não consegue fornecer eletricidade.

Esses dispositivos podem evitar outro apagão

Existem dispositivos eletrónicos que funcionam durante uma queda de energia, como baterias externas para carregar smartphones ou tablets, lanternas de LED que funcionam através de manivela para gerar a eletricidade necessária, estações de energia portáteis para alimentar dispositivos, geradores portáteis e rádios FM.