Ordem dos Médicos suspende provisoriamente dois clínicos do Hospital de Faro no âmbito de denúncias de má prática

A Ordem dos Médicos suspendeu de forma provisória os dois cirurgiões do Hospital de Faro devido a denúncias de má prática, referiu o jornal ‘Expresso’. Recorde-se que uma médica do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), conhecido como o Hospital de Faro, denunciou em abril último uma série de 11 casos de alegada negligência médica, que incluíam uma mulher que “foi para ser operada ao lado esquerdo do intestino, saiu sem o rim direito – laceraram os dois ureteres (canais que ligam os rins à bexiga)”.

A jovem interna, Diana Pereira, apresentou queixa na Polícia Judiciária de Faro sobre 11 casos de alegada violação da leges artis na cirurgia geral do Hospital de Faro, que ocorreram entre janeiro e março deste ano: de acordo com a médica, três dos doentes em causa morreram e dois estão internados nos cuidados intermédios. Nos outros casos, a atuação do hospital terá resultado em lesões corporais e castração acidental.

Em abril último, a Ordem dos Médicos anunciou a criação de uma comissão técnico-científica de médicos independentes para avaliar os alegados erros e casos de negligência no serviço de cirurgia do Hospital de Faro, uma decisão que surgiu depois de uma reunião com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Segundo o bastonário da OM, Carlos Cortes, o caso tem de ser avaliado de forma mais aprofundada, porque “há indícios de alguma gravidade”.

A decisão da comissão independente vai ser divulgada ainda esta quarta-feira, ficando-se também a conhecer a respetiva fundamentação.