Oktoberfest está de regresso em 2022, depois de ter sido cancelada nas duas últimas edições

A tradicional Oktoberfest de Munique vai realizar-se este ano, depois de ter visto as edições de 2020 e 2021 canceladas devido à pandemia da Covid-19, segundo anunciou esta sexta-feira a câmara municipal da cidade alemã – o autarca, Dieter Reiter, afirmou que não foi fácil tomar a decisão sobre o famoso festival da cerveja, tanto devido à pandemia quanto à atual guerra na Ucrânia.

Apesar da guerra em solo europeu, os comerciantes ‘suspiram’ de alívio e argumentaram ser positivo o facto de pessoas de todo o mundo poderem festejar em paz. No que toca à pandemia, Reiter afirmou esperar que as infeções não voltem a aumentar de tal maneira que seja necessário cancelar a festa novamente.

Dieter Reiter afirmou ter consultado o ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, antes da tomada de decisão e que gostaria de impor a exigência de um certificado de vacinação ou comprovativo de recuperação da Covid-19 mas, devido às regras atuais no país, o festival vai decorrer sem restrições.

A Oktoberfest costuma atrair 6 milhões de visitantes a Munique em cada ano, muitos deles vindos do exterior. Neste ano, o evento vai de 17 de setembro a 3 de outubro. Antes da pandemia da Covid-19, a festa bávara com 200 anos de história só havia sido cancelada em tempos de guerra.