Oitava edição do RallySpirit arranca hoje: clássicos vão rodar nas estradas do Minho e Douro

A oitava edição do RallySpirit vai para a estrada já esta sexta-feira. A prova da X Racing, com organização desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, é a única em Portugal a integrar o exclusivo circuito Slowly Sideways Europe e mantém sede em Barcelos, apresentando novidades importantes relativamente a 2022.

Inserido no calendário dos Rally-Legends europeus juntamente com o Eiffel Rally Festival e o Alsace Rallye Festival, este oitavo RallySpirit reúne a melhor lista desde a primeira edição, com carros de ralis de todos os tempos, para satisfação do gosto de milhares e milhares de aficionados, cuja paixão atravessa gerações.

Trata-se de um dos mais aguardados eventos do desporto motorizado em Portugal, que começa já às 14h00 desta sexta-feira, no Jardim da Avenida da Liberdade, em Barcelos, tendo como momento mais marcante do dia a exposição de todas estas lendárias “máquinas” no Campo da República (Campo da Feira), também em Barcelos, a partir das 18h30, na chegada da 1ª Etapa.

E para que a hora de jantar não impeça a admiração e o desfrutar de tantos cavalos de potência, de tanta exclusividade e de tanta história, a organização promove uma festa, neste mesmo recinto do Campo da Feira, durante o Parque de Assistência (21h30-23h30), com DJ, muita música e ainda mais animação para todos. Um momento imperdível para os amantes do automobilismo e ao mesmo tempo uma oportunidade de salutar convívio entre toda a família.

Carros lendários para todos os gostos

O RallySpirit 2023 volta a ser uma autêntica viagem no tempo através da qual vamos poder ainda ver, entre os Grupo B, preciosidades da dimensão de um MG Metro 6R4, do Toyota Celica Twincam Turbo ou do Porsche 911 SCRS, sem esquecer o Opel Manta 400, os dois últimos com as famosas cores da Rothmans. Nota ainda para o Porsche 911 RS 3.0 IROC, com um navegador muito especial, o nosso Tiago Monteiro.

A prova é igualmente uma verdadeira montra histórica de carros de ralis míticos de todas as eras, que vão desde os Ford Escort MK2 RS 1800 ou BMW M3 dos anos 1980, passando pelos Grupo A dos anos 1990, como Ford Escort Cosworth ou Mitsubishi Lancer Evo, até aos Peugeot 306 Maxi e Renault Megane Maxi, sem perder de vista as “curiosas” participações do Trabant RS800, do belíssimo Volvo P 544 ou dos Ford Escort MK1.

Muitas novidades na edição de 2023

O RallySpirit conta com 102,98 km cronometrados, ao longo de 11 classificativas. Amares, um dos mais emblemáticos troços da prova, abre as hostilidades às 15h23, após o desfile na Praça do Comércio da vila; e ainda na sexta-feira, as classificativas de Terras de Bouro (com início no centro da localidade) e de Vila Verde são novidade. Realce para o facto de estes troços serem perfeitamente encadeados, com ligações a rondarem os cerca de três quilómetros entre cada.

Outra novidade em destaque é a Assistência Remota em Mixões da Serra, entre as especiais de Terras de Bouro e Vila Verde, num revivalismo dos ralis “à moda antiga”, em que os carros são assistidos na berma da estrada. Pelas 17h24, há reagrupamento no Jardim da Praça da República de Vila Verde, para que todos possam desfrutar mais uma vez da presença próxima de carros e pilotos.

No sábado, as classificativas são iguais a 2022, com dupla passagem por Barcelos Oeste e Barcelos Sul, antes da romagem ao Porto, incluindo passagem em frente à Câmara Municipal de Famalicão e reagrupamento na Praça do Município tirsense, antes dos 4,69 km da PE Santo Tirso. A Foz do Rio Douro é o destino que se segue, com a “Sunset Party” no Jardim das Sobreiras.

Domingo, partida do Porto (Jardim das Sobreiras) às 9 horas, para a disputa da PE 10-Bacelos Norte, às 11h03. O RallySpirit volta a encerrar com os 10,23 km da especial Boucles de Barcelos (11h36), acima de tudo para o espetáculo com vários carros em perseguição dentro do traçado.

“Estamos ansiosos por colocar na estrada mais uma edição do RallySpirit. Temos conseguido reforçar o nosso estatuto no panorama internacional entre os restantes Rally-Legends europeus, o que significa uma responsabilidade acrescida por contarmos com tão elevado número de pilotos, nacionais e internacionais, de exigência muito elevada”, explicou Pedro Ortigão, um dos responsáveis da X Racing.

“Quero por isso agradecer muito especialmente a todos os participantes nacionais, ao público, aos jornalistas e aos patrocinadores, pois sem eles esta grande festa dos ralis seria impossível”, sublinhou o responsável.

Ler Mais