Off Road Dia III. Bridgestone/First Stop ‘Caminho de Salomão’: “Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam”

O terceiro dia da viagem que recria o caminho do elefante Salomão começou bem cedo no hotel dos Templários em Tomar, numa manhã de algum nevoeiro mas onde, pelo roadbook entregue nos permitia constatar ser um dia pleno de emoção, cultura e convívio!

O percurso tinha tanto de emocionante como cativante, mas, acima de tudo, exigente!

A primeira parte da viagem pela manhã tinha como objetivo Mação e aquilo que hoje passa a ser uma marca do território – a existência de um baloiço num local com uma paisagem deslumbrante sobre a serra! Tal permitiu-nos apreciar a Serra, a imponência do local e sobretudo uma zona não devastada pelos incêndios.

O percurso deste terceiro dia era exigente pois combinava estradões, com piso irregular, muito pedra solta e muito Xisto, mas também, com alguns trilhos e declives acentuados. Nada que o Suzuki Vitara não tenha superado, aliás como todas as viaturas do passeio que, até ao momento não tiveram necessidade de qualquer intervenção da equipa de suporte da Bridgestone e First Stop (equipados com pneus para todos os carros presentes no passeio).

Mas foi também com um misto de tristeza e angústia que fiz parte deste percurso! Ouvir as notícias aquando do incêndio foi algo triste mas experienciar essa dura realidade é muito distinto! Foi pois durante um longo trajeto que experienciei uma paisagem negra, com quase todas as árvores derrubadas e queimadas, fruto do grande incêndio de Mação e do Pinhal Interior!

Quanto tempo demoramos a ter novamente esta floresta reposta, não só por causa da sua beleza mas também pelo enorme contributo para o meio ambiente e para a nossa saúde. E este passeio serve também para sensibilizar os media e as entidades para relembrar o tema e potenciar o não esquecimento deste tema.

Torna-se gratificante ver que a natureza já se encarregou de, aos poucos, ir renovando alguma flora perdida mas aquilo que assistimos durante parte do percurso é terra queimada e árvores derrubadas.

No final da manhã parámos em Proença a Nova para um retemperante almoço no hotel Amoras e, para daí seguir rumo ao Miradouro do castelo velho e, mais tarde, para Castelo Novo, já com uma paisagem verde, com muitos pinheiros e eucaliptos.

Além da simbologia do passeio do caminho do Elefante, tomei devido registo que faz parte do ADN e dos valores do Clube Escape livre, Bridgestone, First Stop, Suzuki, Roteiro Literário do Côa e RTP, promover, alertar, apoiar e divulgar a promoção de territórios como este, de valor material e imaterial, pois serão estes o garante para a preservação do meio ambiente e da sustentabilidade, a fixação de novos residentes no interior, bem como, para a presença de mais turistas e de investidores.

Já em castelo novo, local que supostamente conheço bem fiquei cativado pela visita guiada do turismo que nos contou toda a história desta localidade e da sua importância histórica na Beira Baixa.

É também isto que este tipo de passeios proporciona – celebrar a cultura de um povo!

E de Castelo Novo até ao Fundão foi um pulinho, sendo este o local definido pela organização para jantar, conviver e retemperar forças para o dia de amanhã.

Foi também o momento para a Bridgestone apresentar o seu compromisso empresarial “Compromisso E8” – que consiste em 8 valores, todos com a letra “E” (Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade (Ease) e Empoderamento) que são pilares orientativos em todas as suas decisões e onde esta se compromete a criar através do “propósito” e “processo” da marca , em parceria com os seus colaboradores, a sociedade, os seus parceiros e os clientes para tornar real uma sociedade sustentável.

A marca pretende deste modo acelerar a transformação para realizar aquela que é sua visão até 2050 de fornecer valor social e ao cliente como uma empresa de soluções sustentáveis e atingir a neutralidade carbónica com “materiais 100% sustentáveis”, ou seja, que:

– provêm de recursos com fornecimento contínuo;
– podem ser usados como parte dos negócios do Grupo no longo prazo; e
– têm baixo impacto ambiental e social ao longo de seu ciclo de vida, desde a aquisição até o seu descarte.

O trajeto diário definido pelo Off Road Bridgestone/First Stop ‘Caminho de Salomão’ para recriar a Viagem do Elefante Salomão, não é, nem poderia ser o mero trajeto do ponto A para o ponto B, mas sim contar e vivenciar toda uma experiência desse percurso, onde cada metro do traçado definido é uma viagem e uma descoberta.
Como disse Saramago

“ Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam” mas, deste modo é muito gratificante.

Ler Mais