O que é que quer dizer este símbolo ‘escondido’ nos sacos de água quente? E porque é que pode indicar que está em perigo?

Sacos de água quente antigos podem rasgar-se ou romper, e causar queimaduras muito graves.

Pedro Gonçalves
Dezembro 6, 2022
17:55

Há vários pequenos elementos e pormenores em produtos e objetos que têm uma utilidade, ainda que passem despercebidos aos olhos mais desatentos. Por exemplo, na maior parte das vezes o indicador do nível do combustível do seu veículo tem, no ícone da bomba, a mangueira do mesmo lado que o carro tem a abertura do tanque de combustível. Para os olhos mais perspicazes, que já detetaram um pequeno símbolo de uma flor nos sacos de água quente, saiba que este também tem um objetivo: que é evitar que corra riscos de saúde.

Isto porque o símbolo da flor que se pode encontrar em sacos de água quente de várias marcas, que mostra o que parece ser uma mal-me-quer com pequenas gotas e um número no ‘olho’ da flor, indica na realidade o ‘prazo de validade’ daquele produto.



O alerta para este facto foi deixado por uma inglesa nas redes sociais, tendo a publicação ficado viral. Segundo o Daily Mail, Kaylee Whormsley decidiu verificar os sacos de água quente lá de casa depois de o programa This Morning, da TV inglesa, ter tido como convidado um médico, que aconselhou a população a deitar os sacos de água quente fora após três anos de uso.

Segundo explica a inglesa, no centro da flor o fabricante indica o ano em que o saco de água quente foi produzido, sendo que as ‘gotas’ em cada uma das 12 pétalas representa uma semana, indicando a altura em que o produto foi manufaturado.

Todos os sacos de água quente tem, normalmente, este símbolo, sendo que se não têm é porque já são antigos e deve deitá-los fora, aconselha a inglesa, que mostrou o próprio saco, produzido na primeira semana de junho de 2019, e que por isso deve ser substituído.

O tempo médios de uso recomendado de um saco de água quente é de dois a três anos, no máximo, pelo que se já passou mais do que esse tempo, perante a data de fabrico do saco, deverá pensar em arranjar um novo.

Os sacos de água quente antigos podem romper ou rasgar-se e causar queimaduras graves a quem o utiliza, caso isso aconteça.

“Uma das convidadas relatou que a filha sofreu queimaduras de terceiro grau por causa de um saco de água quente que rebentou”, recorda Kaylee nas redes sociais.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.