O mercado de franchising em Portugal e no Brasil: Uma perspetiva necessária para se internacionalizar!
O mercado de franchising tem sido uma opção atraente para empresários em todo o mundo, uma vez que é um modelo de negócio testado e aprovado. No entanto, ao considerar a internacionalização de um negócio ou a compra de uma franquia noutro país, é crucial entender as diferenças e particularidades desse mercado específico. Neste artigo, exploraremos as divergências entre o mercado de franchising de negócios em Portugal e no Brasil.
Entendendo o Franchising de forma simples: o Sistema de Franchising consiste em ter vários “clones” do seu negócio, espalhados por todo o lado, de maneira estruturada e bem definida, no qual a marca é o maior ativo. De realçar que quer o Brasil quer Portugal, cada um com suas dimensões territoriais e características, apresentam números significativos e estratégias inovadoras que comprovam o crescimento do setor de Franchising.
Neste artigo, exploraremos as divergências entre o mercado de Franchising entre Brasil e Portugal.
Antes de mergulharmos nas nuances legais e operacionais, é importante examinar as diferenças quantitativas entre o mercado de franchising de negócios em Portugal e no Brasil. De acordo com dados recentes, o mercado de franchising em Portugal envolve cerca de 600 marcas, tendo gerado um volume de negócios de cerca de 11 mil M€ em 2022, cerca de 5,8% do PIB. Já no Brasil o mercado de franchising representa apenas 2,7% do PIB, mas envolve 3 mil marcas, representando R$211 Bi em 2022.
A perspetiva legal é um aspeto a ser bem analisado no processo de internacionalização da sua marca: embora Portugal não tenha uma Lei do Franchising (Lei n° 8.955/1994) como o Brasil, em que a sua regulação é feita através da Lei Comercial, mais especificamente pela Lei da Agência e baseado no Código Deontológico Europeu, assumindo uma posição diversificada e multifacetada em modelos e formatos de negócios, bem como na relação entre o franqueador e franqueado.
No mundo do Franchising, independentemente do país, a relação entre franqueador e franqueado deve ser muito bem construída. Em Portugal não existe a COF (Circular de Ofertas de Franquia), mas o regime das cláusulas contratuais gerais sugere noções gerais e as ideias essenciais do Contrato de Franchising. Enquanto no Brasil as normas são extremamente rígidas, Portugal permite ao franqueador estabelecer de forma mais livre as cláusulas que considerar pertinentes ao contrato, obtendo uma maior liberdade, flexibilidade e melhor adaptação ao seu negócio (Artigo 405º do Código Civil Português).
Assim, conhecer o terreno onde vai plantar é essencial para uma boa colheita! Mas, atualmente, apenas isso não é suficiente. Deve ter um olhar para o mercado como um todo, para além do seu negócio.
Antes de investir no mercado de franchising em Portugal é essencial que os empresários brasileiros realizem um estudo aprofundado do mesmo e, mais do que isso, “testem” o mercado.
A experiência e conhecimento da 2Luck e da Inodev no processo de internacionalização de marcas comprova que ter um olhar estratégico e assertivo vai para além da cultura empresarial, incluindo também o perfil do consumidor, a concorrência local e as condições económicas. A nossa abordagem é orientada com foco no produto/serviço e na necessidade do mercado, de forma sustentável. Um estudo de mercado prévio à internacionalização norteará o seu negócio, de modo a estar preparado para o mercado português com confiança, reduzindo os riscos das incertezas deste novo mercado e valorizando ao máximo o investimento a ser realizado. Ainda, um estudo cuidadoso e cirúrgico do mercado permitirá que os empresários brasileiros avaliem a viabilidade financeira e a sustentabilidade da sua expansão, de modo a estruturar um processo fadado ao sucesso!
Uma jornada de internacionalização deve ser um processo prazeroso, que traga segurança e realização em empreender para um país com tanto potencial como Portugal
Os conhecimentos das particularidades do mercado local, juntamente com o cumprimento das leis e regulamentos específicos do franchising em Portugal, são fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade da internacionalização de um negócio de franchising.