
O maior aeroporto do mundo já está em construção. Terá 400 portas de embarque e capacidade para mais de 20 vezes a população de Portugal
O Dubai avançou para a construção do maior aeroporto do mundo, o Aeroporto Internacional Al Maktoum, um projeto colossal que promete transformar a cidade num centro global ainda mais estratégico.
Com um investimento de 33,5 mil milhões de euros, o novo aeroporto terá cinco pistas paralelas e 400 portões de embarque, permitindo uma capacidade de até 260 milhões de passageiros por ano, substituindo o atual Aeroporto Internacional de Dubai (DXB).
Localizado numa área de 70 quilómetros quadrados, o Aeroporto Internacional Al Maktoum é parte de um projeto mais amplo que visa consolidar Dubai como uma referência mundial em conectividade aérea. A primeira fase do empreendimento está prevista para ser concluída na próxima década, com uma capacidade inicial de 150 milhões de passageiros por ano, que será somada à infraestrutura já existente, conta o ‘El Confidencial’
Além da sua dimensão impressionante, o novo aeroporto contará com áreas comerciais, hotéis e espaços dedicados à aviação privada e executiva. Esta expansão não se limita apenas ao setor de transportes; ela também visa o desenvolvimento de uma nova cidade ao redor do aeroporto, com a estimativa de que até um milhão de pessoas possam morar e trabalhar na área. A criação de empregos e a atração de grandes empresas de logística e transporte aéreo fazem parte das expectativas para essa transformação.
O Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, reforçou a importância estratégica do projeto num post nas redes sociais, destacando que a nova infraestrutura não só fortalecerá a indústria de transporte, mas também contribuirá para o crescimento económico da região.
Today, we approved the designs for the new passenger terminals at Al Maktoum International Airport, and commencing construction of the building at a cost of AED 128 billion as part of Dubai Aviation Corporation's strategy.
Al Maktoum International Airport will enjoy the… pic.twitter.com/oG973DGRYX
— HH Sheikh Mohammed (@HHShkMohd) April 28, 2024
Com a construção já em andamento, os primeiros voos do megaaeroporto devem descolar na próxima década.