“O apetite pelo risco diminuiu em quase todo o lado”, alerta analista

As ações abriram em baixa na Europa na quarta-feira, ampliando o sentimento de baixa registado durante a sessão asiática, à medida que os investidores se preparam para dados macro cruciais. O apetite pelo risco diminuiu em quase todo o lado, com a maioria dos índices de referência a serem empurrados para baixo pelos setores da saúde e indústria, enquanto os investidores antecipam a divulgação de dados decepcionantes por parte da Europa e dos EUA.

Embora os mercados estejam a prestar muita atenção aos dados de hoje da produção industrial na UE, todos os olhos estarão voltados para a divulgação do IPC dos EUA esta tarde, uma métrica-chave observada de perto pela Reserva Federal.

Analistas e investidores em todo o mundo já estão a precificar uma leitura negativa, com 3,6% esperados contra os 3,2% do mês passado. Se estas expectativas estiverem corretas, este novo relatório confirmará que a inflação permanece “sticky” na maior economia do mundo, abrindo caminho para um maior aperto monetário e um ambiente de taxas de juro mais elevadas durante mais tempo do que o previsto.

É claro que esta situação colocaria ainda mais pressão sobre as ações, causando provavelmente uma mudança significativa na alocação de ações nas carteiras dos investidores a curto e médio prazo. Por outro lado, dados mais fortes do que o esperado poderão constituir uma “boa surpresa” para todos, aumentando as esperanças de um fim próximo do atual ciclo de aperto monetário e a confiança em ativos mais arriscados.

Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades