
Nvidia supera Microsoft e recupera título de empresa mais valiosa do mundo pela primeira vez desde janeiro
A Nvidia ultrapassou a Microsoft em capitalização de mercado esta terça-feira, voltando a tornar-se a empresa de capital aberto mais valiosa do mundo, indicou o órgão de comunicação social americano ‘CNBC’.
As ações da fabricante de chips de inteligência artificial subiram cerca de 3% esta terça-feira, para 141,4 dólares – registando uma subida de quase 24% no mês passado -, mesmo com o controlo de exportação e preocupações com as tarifas de Donald Trump.
A empresa agora tem um valor de mercado de 3.450 mil milhões de dólares, ultrapassando por pouco a Microsoft, que esta terça-feira fechou a valer 3.400 mil milhões de dólares.
A Nvidia tem vindo a trocar de posição com a Apple e a Microsoft no topo do ranking de capitalização de mercado desde junho passado. A última vez que a Nvidia foi a empresa mais valiosa foi a 24 de janeiro.
Na semana passada, a Nvidia reportou um lucro que representou um crescimento de 69% em relação ao mesmo período do ano anterior, uma taxa de crescimento incrível para uma empresa do porte da Nvidia.
O crescimento da Nvidia foi impulsionado por seus chips de IA, que são usados por empresas como a OpenAI para desenvolver softwares como o ChatGPT.
Empresas como Microsoft, Meta , Google , Amazon , Oracle e xAI têm comprado aceleradores de IA da Nvidia em grandes quantidades para construir clusters cada vez maiores de computadores para trabalho avançado de IA.