NOWO acelera os seus projetos de investimento em Portugal após concluir participação no leilão de 5G
A NOWO vai acelerar os seus projetos de investimento em Portugal depois de ter concluído recentemente a sua participação no leilão de 5G, com um montante final superior a 70 milhões de euros na aquisição de espetro.
“A participação da NOWO no Leilão 5G está integrada num projeto industrial ambicioso, que inclui o desenvolvimento de uma rede móvel 5G em Portugal e também a implementação de tecnologias de fibra ótica de última geração para a modernização da nossa rede atual, que abrange quase um milhão de casas em Portugal”, refere a empresa de telecomunicações num comunicado enviado à comunicação social.
O desenvolvimento da rede móvel do grupo português teve início com a implementação de um novo Core 5G, adjudicado à Ericsson, que pretende criar como uma rede independente, que suportará o rápido crescimento da empresa na aquisição de clientes do serviço móvel em Portugal; numa primeira fase, está previsto que sejam desenvolvidas mais de 1.000 estações base 5G.
“A modernização da rede fixa atual da NOWO, que irá abranger numa primeira etapa cerca de 440.000 casas e empresas, permitirá oferecer aos atuais clientes velocidades de internet até 1,2Gbps. O projeto foi adjudicado durante este mês de outubro e contando com a sua finalização no prazo de um ano”, explica a empresa na mesma nota.
De acordo com a NOWO, a meta a médio prazo passa por assegurar a rede mais avançada de fibra ótica com uma cobertura perto de 2 milhões no segmento residencial e empresarial, complementarmente com uma rede móvel 5G de última geração.
Ainda este ano, a empresa deverá ter feito um investimento de cerca de 100 milhões de euros, estando ainda previsto um investimento superior a 500 milhões de euros nos primeiros 5 anos para o qual tem recebido várias abordagens por parte de fundos de infraestruturas.
“Com a entrada do Grupo MASMOVIL, foi implementado um plano de desenvolvimento de negócio, que tem como objetivo potenciar o crescimento da NOWO em Portugal. Face às dificuldades de acesso às redes existentes, a NOWO adotou investimentos em redes próprias tanto de fibra como de móvel”, refere na mesma nota.
Assim, o grupo desenhou um projeto ambicioso de melhoria de toda a sua rede, composta por uma rede de fibra ótica troncal com mais de 2.000 km em todo o país, unindo todas as principais cidades em múltiplos anéis para garantir a fiabilidade do serviço, tendo sido adjudicado à empresa finlandesa Nokia, uma nova rede de transporte DWDM de última geração, com velocidades de transmissão Gigabit.