Novo Opel Astra revelado oficialmente

[easingslider id=”15221″]
Tendo visto as primeiras imagens do Astra surgirem na Internet esta manhã, a Opel revelou entretanto as fotografias oficiais do seu novo compacto familiar de segmento C, o qual tem apresentação oficial agendada para o próximo Salão de Frankfurt.
A 11.ª geração do Opel Astra segue a linhagem iniciada com o Kadett em 1936, destacando-se pela plataforma completamente nova que permite reduzir o peso total do automóvel. Além disso, segundo a marca de Rüsselheim, o Astra vai disponibilizar uma série de novas tecnologias e motores mais eficientes.
Mais leve e mais frugal
Um dos grandes pilares que nortearam o desenvolvimento do novo Astra prende-se com a questão da redução do peso, com a marca a procurar maximizar os padrões de eficiência em todos os elementos, desde a aerodinâmica ao lado técnico. O grande foco de inspiração para o desenvolvimento do novo Astra foi o Monza Concept revelado no Salão de Frankfurt em 2013, o qual, de acordo com o presidente da Opel, Karl-Thomas Neumann, reflecte “eficiência em cada elemento e em cada traço”.
Desta forma, o Astra de nova geração surge até 200 kg mais leve face ao modelo actual, dependendo da motorização e do nível de equipamento escolhido. No caso menos benéfico, o ganho é de 120 kg em comparação com a geração anterior. A carroçaria, por si só, representa um ganho de 20%, vendo o seu peso reduzido de 357 kg para 280 kg, sendo que em termos de chassis o ganho foi de mais 50 kg. Não obstante, a Opel garante maior rigidez estrutural, tendo recorrido a aços de maior resistência e sub-estruturas mais compactas. Com esta ‘dieta’ a Opel procurou melhorar as sensações de condução, o conforto e a eficiência.
Para dar resposta àquele último parâmetro, a Opel recorre a uma série de novos motores, com potências entre os 95 cv e os 200 cv. A entrada na gama a gasolina faz-se com a versão 1.0 ECOTEC turbo de 105 cv e três cilindros, que partilha muitos dos componentes com o 1.4 ECOTEC turbo de quatro cilindros e de 145 cv e 250 Nm de binário. Este bloco destaca-se por contar com bloco integralmente em alumínio, tendo sido pensado e desenvolvido para baixas emissões e consumos reduzidos. Já o leque de opções Diesel tem início com o 1.6 CDTI de 95 cv.
Desenho mais robusto
Em termos estéticos, o novo Astra destaca-se pela dianteira com aspecto mais dinâmico, uma vez mais inspirado no Monza Concept, mas também pelo pilar C esculpido e dividido, criando a ilusão de tejadilho ‘flutuante’. Regressando à secção dianteira, a inspiração noutros modelos da família Opel é evidente, em especial na parte inferior do pára-choques. Quanto a dimensões, o novo Astra é quase cinco centímetros mais curto do que o modelo anterior, apresentando um comprimento total de 4,37 m, sendo igualmente 2,6 cm mais baixo, para uma altura de 1,46 m. De igual forma, a distância entre eixos foi reduzida em 2 cm, mas a Opel garante que o espaço interior foi melhorado de forma significativa, possibilitando um ganho de 35 mm no espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos traseiros.
Ainda no interior, a marca trabalhou no sentido de oferecer materiais de maior qualidade e desenho mais equilibrado em termos de funcionalidade e simplicidade. Neste sentido, a panóplia de botões que compunham a geração anterior desapareceu, dando lugar a um aspecto mais limpo e sóbrio. Em grande parte, esse objectivo foi alcançado por acção do novo ecrã táctil (até 8″) que dá acesso ao sistema OnStar.
Este dá expressão ao novo lema da Opel de democratizar a tecnologia a todos os segmentos, promovendo com o OnStar uma nova etapa em termos de conectividade. Será o primeiro modelo da marca a contar com os serviços de assistência e de conectividade de série, oferecendo funcionalidades (365 dias por ano) como o alerta automático em caso de acidente, pedindo ajuda de forma imediata, ou um hotspot WI-FI 4G que permite ligação a até sete dispositivos móveis em simultâneo.
Além disso, estreia também o novo sistema IntelliLink para a área do info-entretenimento, compatível com os sistemas operativos Android Auto e Apple CarPlay. Permite ligação a diversas aplicações e programas, como o WhatsApp, Skype, Spotify, entre outros.
Outros detalhes relativos a motorizações, preços e datas de lançamento mais específicas serão conhecidas no Salão de Frankfurt, em Setembro.