Novo motor, melhor bateria: Mazda ‘acelera’ para um futuro eletrificado com inovações estratégicas

A Mazda Motor Corporation desvendou a sua estratégia para a melhoria do seu futuro eletrificado, reforçando o seu compromisso em oferecer automóveis de condução excelente aos seus clientes em todo o mundo.

No âmbito do encontro ‘Mazda Multi-Solution Briefing Session’, realizado em Tóquio, no Japão, Masahiro Moro, presidente e CEO da Mazda Motor Corporation, e outros membros da sua equipa de liderança anunciaram três componentes-chave que irão permitir à empresa abordar de uma forma flexível a era da eletrificação, através das suas Políticas de Gestão para 2030:

Lean Asset Strategy: A Mazda irá melhorar a sua competitividade através da otimização dos investimentos em baterias e em outras áreas, reduzindo o investimento previsto de 2 biliões de ienes para cerca de 1,5 biliões de ienes, através de colaboração e parcerias. Utilizando os ativos existentes e formando parcerias fortes, a Mazda pretende manter a qualidade e maximizar a experiência, reduzindo os custos em áreas como a arquitetura elétrica/eletrónica, sistemas híbridos e gestão térmica e de baterias. Isto já foi, entretanto, demonstrado com sucesso através da parceria estabelecida com a Changan Automobile, bem como com outros parceiros tecnológicos como a Toyota, a Denso e a BluE Nexus.

Mazda Multi-Solution Strategy: A Mazda continuará a proporcionar aos clientes as fontes de alimentação corretas, assegurando excelentes experiências de condução ao longo dos próximos anos. Esta estratégia irá assegurar que os veículos Mazda estão equipados com as opções de propulsão mais adequadas, sejam elas motores de combustão interna, híbridos ou com baterias elétricas, adaptadas aos diferentes ambientes de condução e às necessidades dos clientes.

Mazda Monozukuri Innovation 2.0: Impulsionada pela rápida progressão das tecnologias de inteligência e por produtos cada vez mais complexos, a Mazda irá evoluir o seu desenvolvimento baseado em modelos para melhorar a flexibilidade, eficiência e rapidez. Ao combinar motores de combustão interna e tecnologias de eletrificação, incluindo baterias de veículos elétricos, a Mazda pretende alcançar eficiências operacionais significativas até 2030. Esta abordagem irá expandir a utilização do desenvolvimento baseado em modelos em toda a cadeia de fornecimento, garantindo um desenvolvimento e uma produção mais eficientes.

“Numa altura em que a indústria automóvel está a atravessar uma mudança sísmica, que ocorre uma vez por século, a Mazda continua a evoluir, atualizando a nossa ‘alegria de conduzir’ para a próxima geração de veículos”, referiu Masahiro Moro, presidente e CEO da Mazda Motor Corporation. “Todos nós, na Mazda, estamos empenhados em encontrar o equilíbrio certo entre a gestão eficiente do negócio e o desenvolvimento tecnológico sustentável, de modo a oferecer um valor único, independentemente da escala do negócio.”

As estratégias acima assentam em três inovações fundamentais:

SKYACTIV-Z: O novo motor SKYACTIV-Z será o ponto fulcral da Gama de Produtos Pequenos da Mazda na era da eletrificação, cumprindo as normas de emissões Euro 7 e alcançando uma elevada economia de combustível e performance de condução. Combinado com o sistema híbrido interno da Mazda, estrear-se-á na próxima geração do Mazda CX-5, em 2027. O bloco SKYACTIV-Z também permitirá reduzir o número de unidades motrizes e de software de controlo, melhorando a eficiência do desenvolvimento e da produção.

Battery EV: A plataforma desenvolvida internamente pela Mazda para veículos elétricos a bateria será altamente flexível – tanto a nível de hardware como de software – permitindo vários tipos de baterias e modelos de veículos. O seu próprio EV a bateria, previsto para 2027, será produzido no Japão para introdução a nível global, contando com células de bateria desenvolvidas em colaboração com a Panasonic Energy Corporation. Esta plataforma foi concebida tendo em conta as tecnologias futuras, assegurando que a Mazda se mantém na vanguarda da inovação em veículos elétricos. Na sequência do Mazda6e, o plano de comercialização da Mazda até 2030 prevê o lançamento de um novo SUV EV durante a sua segunda fase (2025-2027).

Evolved Production Technology: A atual gama de produção de fluxo misto da Mazda, melhorada pelo processo denominado Monozukuri Innovation 2.0, também será utilizada para EV a bateria, reduzindo o investimento de capital inicial em 85% e o tempo de preparação em 80%, em comparação com o da construção de novas fábricas. A introdução de “instalações de produção que não criam raízes”, utilizando AGVs (Automatic Guided Vehicles), irá melhorar a flexibilidade em resposta a alterações no tipo de veículo e volume de produção. Para além disso, a abordagem inovadora da Mazda à aquisição de software e à tecnologia OTA (Over-The-Air) da fábrica reduzirá, significativamente, o inventário na cadeia de fornecimento.

Estas inovações asseguram o compromisso contínuo da Mazda em fornecer aos seus clientes automóveis de condução fantástica no futuro.