Novo Mercedes Classe E Station: lançamento das vendas na Europa vai decorrer durante o outono. Conheça as novidades do modelo da marca alemã
Tão funcional quanto o seu antecessor, tão inteligente e personalizável como nunca: o novo Classe E Station, série de modelos 214, impressiona em muitos domínios. O design também foi alterado: a linha do tejadilho do novo Classe E Station confere maior dinamismo comparativamente ao modelo anterior e volta a pontuar com a funcionalidade e o elevado volume do compartimento de carga. Combinado com o vidro traseiro inclinado, o aspeto geral é progressivo.
Tal como o Limousine, a versão Station não só dá continuidade à longa história do clássico Classe E, como também preenche a lacuna para os criadores de tendências vanguardistas dos modelos EQ com o seu novo design. As proporções equilibradas fazem parte da aparência de um automóvel clássico. São definidas pela curta projeção dianteira, o longo capot com cúpulas, a distância entre eixos mais longa e a projeção traseira equilibrada.
Com o seu perfil distinto, o Station distingue-se claramente da concorrência. As duas linhas de caráter conhecidas da versão Limousine criam uma carroçaria significativamente alongada e conferem ao Station uma aparência desportiva e elegante. Sofisticado, tridimensional e otimizado até ao último detalhe, o acabamento da superfície exala elegância.
Um painel preto liga a grelha do radiador aos faróis. Este elemento preto brilhante relembra os modelos EQ. A grelha do radiador tridimensional é progressiva ou clássica, em função da linha de equipamento selecionada. Uma grelha do radiador com moldura cromada e retroiluminada por fibras óticas está disponível como opção para todas as linhas de equipamento (Avantgarde, Exclusive e AMG). O novo Classe E Station está equipado de série com faróis LED de alta performance. Os faróis DIGITAL LIGHT estão disponíveis como opção, com ou sem função de projeção. Todas as opções de faróis proporcionam um design distintivo de dia e de noite. Como característica habitual da marca, as luzes diurnas revelam a forma de uma sobrancelha.
Elementos cromados de design preciso, bem como os grupos óticos traseiros bipartidos, de estilo progressivo, caracterizam o design da traseira. Graças à sua grande abertura, o compartimento de carga pode ser utilizado de várias formas. A equipa de design reinterpretou os farolins traseiros em termos dos seus contornos e funcionamento interno. Com grande profundidade de pormenor e funções parcialmente animadas, o design interior contribui para o elevado valor atrativo do automóvel. A estrela exclusiva torna inconfundível o design diurno e noturno dos farolins traseiros. As duas secções de luz no painel lateral e na porta do compartimento de bagagens estão visualmente ligadas. Este facto realça ainda mais a largura da traseira. Os refletores foram deslocados para o para-choques. Isto permite que a abertura do compartimento de carga seja particularmente grande, o que, por um lado, aumenta o valor utilitário e, por outro, faz com que a traseira pareça ainda mais larga.
Ainda mais espaçoso no compartimento traseiro e a já reconhecida grande utilidade Em comparação com o seu antecessor, a largura do Classe E Station cresceu 28 milímetros. Este aumento fornece ainda mais espaço para os passageiros traseiros: a largura interior no compartimento traseiro é de 1519 milímetros – mais 25 milímetros que o modelo anterior. A distância entre eixos foi aumentada em 22 milímetros para os 2961 milímetros. Como resultado, os passageiros do banco traseiro usufruem de mais espaço para os joelhos (84 milímetros; mais 9 milímetros) e para as pernas (934 milímetros; mais 15 milímetros). Se necessário, o compartimento de bagagens pode ser aumentado de 615 litros para até 1.830 litros. Na motorização híbrida plug-in, a capacidade do compartimento de carga é de 460 a 1.675 litros, e neste último caso a base também é plana.
O encosto do banco traseiro pode ser rebatido na proporção de 40:20:40. A operação é realizada através de dois botões de pressão nos lados esquerdo e direito superior do encosto do banco. A versão Station está equipada de série com a porta do compartimento de carga EASY-PACK. A porta do compartimento de carga abre e fecha comodamente com o simples pressionar de um botão: utilizando o botão na chave de comando, o interruptor na porta do condutor ou o manípulo de abertura na porta do compartimento de carga. A cobertura retrátil do compartimento de carga e a rede divisória (ambas de série) são bipartidas. Cada uma inclui a sua própria cassete de enrolamento da cobertura retrátil e da rede divisória respetivamente.
MBUX Superscreen como destaque do design interior
O painel de instrumentos e o tablier contribuem para a experiência digital no interior. Se o Classe E Station estiver equipado com o display opcional do passageiro dianteiro, uma grande superfície em vidro do MBUX Superscreen estende-se até ao display central. Visualmente dissociado do MBUX Superscreen está o display do painel de instrumentos no campo de visão do condutor. Os modelos sem display do passageiro integram um elemento de revestimento de grandes dimensões que se estende até ao centro. Visualmente dissociado, o display central aparenta flutuar acima da superfície côncava deste elemento de revestimento. A secção frontal do painel de instrumentos é iluminada pela faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa. Esta estende-se em forma de arco desde o para-brisas, passando pelos pilares A e terminando nas portas.
Isto cria a sensação de um habitáculo extremamente espaçoso. Um conjunto de controlo que aparenta flutuar na secção superior dos painéis das portas combina com o visual das superfícies de vidro dos displays. A consola central foi concebida como uma unidade homogénea e une-se numa linha reta com a secção inferior do painel de instrumentos. Na parte frontal, um compartimento de arrumação com tampa e suportes de bebidas está integrado no elemento de revestimento tridimensional. A parte traseira da consola central está equipada com um apoio de braços almofadado macio.
O painel central da porta une-se perfeitamente ao apoio de braços com uma geometria côncava. Aqui, a secção frontal foi concebida como um elemento metálico tecnologicamente avançado. Pode ser utilizado como pega auxiliar e como puxador da porta, e incorpora os interruptores dos vidros elétricos. Outro destaque é a consola de controlo flutuante que incorpora o interruptor de abertura da porta e os interruptores de controlo das funções do banco. Os contornos da superfície do banco e do encosto do banco fluem elegantemente do interior para o exterior e aparentam flutuar acima da base do assento graças ao design de camadas. As linhas verticais recuadas seguem o contorno exterior, e distanciam-se até à parte superior.
Motorização híbrida plug-in disponível já no lançamento de mercado
Graças à eletrificação sistemática e à redução inteligente das dimensões dos motores, o novo Classe E estabelece novas referências em termos de eficiência. A gama de motores inclui unidades de quatro e de seis cilindros da atual família de motores modulares FAME (Family of Modular Engines) da Mercedes-Benz. Desta forma, a gama de motores é extremamente importante para a flexibilidade da rede de produção global, com
eletrificação em função das necessidades.
Além da sobrealimentação, os motores diesel e os motores a gasolina integram assistência inteligente de um motor de arranque / alternador integrado (ISG). São, portanto, híbridos parciais. Graças a uma nova bateria, a potência do motor elétrico foi aumentada de 15 para 17 kW, enquanto o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm. Posteriormente seguir-se-ão mais modelos parcialmente híbridos.
Com o E 300 e (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP): 0,9-0,6 l/100 km, emissões de CO₂ em ciclo combinado, ponderadas (WLTP): 20-13 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP): 21,4-19,1 kWh/100 km), no lançamento de mercado também já está disponível uma motorização híbrida plug-in. Com uma potência elétrica de 95 kW (129 CV) e uma autonomia elétrica superior a 100 quilómetros (WLTP), este modelo irá circular em modo puramente elétrico em muitos casos de utilização, sem a utilização do motor de combustão. Posteriormente, seguir-se-ão mais motorizações híbridas plug-in com motor diesel.
Eixo traseiro com suspensão pneumática de série, AIRMATIC disponível como opção
O comportamento ágil do novo Classe E Station deve-se em grande parte ao rigoroso controlo das rodas dianteiras pelos quatro braços de controlo em cada roda. No eixo traseiro, uma suspensão traseira multi-link independente e otimizada com cinco braços assegura um excelente controlo das rodas e uma extraordinária estabilidade em linha reta. Em ambos os eixos, as molas e os amortecedores são combinados numa torre da suspensão e não são envolvidos no controlo das rodas, e, portanto, a suspensão responde com uma correspondente sensibilidade. A subestrutura dianteira e o suporte do eixo traseiro separam a suspensão da carroçaria, reduzindo significativamente as vibrações e o ruído transmitido à carroçaria.
De série, as versões híbridas parciais estão equipadas com suspensão de molas helicoidais AGILITY CONTROL com sistema de amortecimento seletivo, e eixo traseiro com suspensão pneumática. Como opção, o novo Classe E está disponível com suspensão pneumática AIRMATIC com sistema de amortecimento adaptativo ADS+. A suspensão AIRMATIC com foles pneumáticos e amortecedores adaptativos ADS+ fornece uma resposta extremamente sensível. O controlo da altura é outra funcionalidade da suspensão AIRMATIC. Mantém constantemente a distância ao solo independentemente da carga transportada no veículo, mas também implementa alterações quando necessário.
Experiência de entretenimento impressionante e envolvente
Música, jogos e streaming de conteúdos podem ser experimentados com praticamente todos os sentidos no Classe E Station4. Graças às inovações digitais no interior, o Classe E é agora mais inteligente, proporcionando uma nova experiência em termos de personalização e interação. Ao mesmo tempo, o funcionamento dos sistemas elétricos é mais baseado em software e menos em hardware. As várias funções de computação que anteriormente estavam separados, são agora processadas num único processador. Desta forma, os ecrãs e o sistema de informação e de entretenimento MBUX partilham um novo computador de bordo central extremamente potente. Esta forma de ligação de sistemas melhora o desempenho e a velocidade das transmissões de dados.
O pack Entretenimento (Entretenimento MBUX Plus) estará disponível para o novo Classe E Station. Inclui os serviços Mercedes me connect e o pack de dados de um operador de comunicações móveis. Em função do mercado, é utilizado um módulo de comunicações com 5G como tecnologia de transmissão. A norma de comunicações móveis 5G permite transferir dados a velocidades muito superiores comparativamente à norma LTE/UMTS5.
A Chave Digital do Veículo6 está agora disponível para o iPhone e o Apple Watch
Com a Chave Digital do Veículo, para ligar e trancar o Classe E, o condutor só necessita de transportar um dispositivo compatível. Também é possível partilhar a chave: vários canais digitais podem ser utilizados para convidar familiares ou amigos a utilizarem o Classe E. Ao fazê-lo, o proprietário do veículo pode atribuir direitos diferentes, concedendo apenas acesso ao veículo ou permitindo também que o veículo seja conduzido. O veículo pode reconhecer vários utilizadores ao mesmo tempo e a Chave Digital do Veículo pode ser partilhada no máximo por 16 pessoas. Nos mercados onde os serviços Mercedes me connect estão disponíveis, a pré-instalação da chave Digital do Veículo é parte integrante do pack KEYLESS-GO Comfort8. Esta combinação de equipamentos está disponível no novo Classe E Station a partir do pack Premium.
A música torna-se visível: Visualização de Som
Com a nova Iluminação Ambiente Ativa com Visualização de Som, os ocupantes do novo Classe E Station podem experimentar música com três sentidos: a música em geral e os sons de filmes ou aplicações podem ser ouvidos (com tecnologia Dolby Atmos® se pretendido), sentidos (através de transdutores de ressonância do opcional sistema de som surround Burmester® 4D) e agora também “visualizados”. A visualização ocorre na faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa (opcional). Pela primeira vez, isto aplica-se em todo o Classe E. Por exemplo, músicas com batida rápida podem causar rápidas variações de luz, enquanto os ritmos normais podem criar combinações suaves de ambientes de iluminação.
A experiência de entretenimento para o passageiro dianteiro é sempre impressionante. No seu display opcional, o passageiro dianteiro pode assistir a conteúdo dinâmico como TV ou transmissão de vídeo mesmo quando o condutor está ao volante e a olhar para o display. Isto porque a imagem é comutável. A função avançada de privacidade baseada em câmara reduz automaticamente o brilho do display e, portanto, diminui o perigo de distração do condutor.
Novas aplicações de terceiros e ainda câmara de selfie e vídeo
Os especialistas de software na Mercedes-Benz desenvolveram uma nova camada de compatibilidade que permite instalar aplicações de terceiros. As seguintes aplicações estão disponíveis no ecrã central do Classe E Station à data de lançamento de mercado10: a plataforma de entretenimento “TikTok”, o jogo “Angry Birds”, a aplicação de colaboração “Webex”, a aplicação de comunicação “Zoom”, o navegador “Vivaldi” e a aplicação de podcast “Pocket Casts”. Além disso, a plataforma de entretenimento ZYNC11 (opcional) oferece streaming de vídeo, conteúdos sob pedido, experiências interativas, programas locais de vídeo, desporto, notícias, jogos e muito mais no display central e no ecrã do passageiro, através de um interface de utilizador. Outra funcionalidade nova é uma câmara de selfie e de vídeo (parte integrante do opcional MBUX Superscreen) no topo do tablier.
Quando o automóvel se encontra parado, o condutor pode participar em videoconferências online através de, por exemplo, a Webex, e tirar fotografias e vídeos. Com o MBUX, o conforto de utilização também é superior. Com a função “Just Talk”, o controlo inteligente por voz pode agora ser ativado sem a palavra-chave “Olá Mercedes”. Quando a função é ativada, um símbolo de microfone vermelho é apresentado no display. Isto indica que o automóvel está preparado e aguarda pelos comandos de voz.
Conforto acrescido no dia a dia: as rotinas
A Mercedes-Benz está a trabalhar na utilização de inteligência artificial por forma a que o Classe E aprenda quais os sistemas de conforto que os ocupantes utilizam frequentemente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é automatizar tais funções com recurso a inteligência artificial14. O resultado é a automação personalizada. A Mercedes-Benz utiliza o termo “rotina” nesta inovação, cujo desenvolvimento já se encontra num estado bastante avançado.
Vários sistemas de assistência à condução, alguns dos quais adicionalmente desenvolvidos O equipamento de série do Classe E Station com sistemas de assistência à condução inclui Assistente Ativo de Distância DISTRONIC, ATTENTION ASSIST, Assistente Ativo de Travagem, Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, Pack Parking com câmara de marcha-atrás e Assistente de Limite de Velocidade. O estado e a atividade dos sistemas de assistência à condução são apresentados numa vista de display total no modo assistência do display do condutor.
O pack de Assistência à Condução Plus também está disponível como equipamento opcional, por exemplo, como parte integrante do pack Premium. O pack inclui o Assistente Ativo de Direção, que assiste o condutor a manter o veículo na faixa de rodagem. Tal como já acontece em vias rápidas, o Classe E pode agora também retomar a marcha automaticamente em estradas urbanas e em estradas nacionais, após ter estado parado durante um maior período. Outro novo equipamento: se o Assistente Ativo de Direção ficar indisponível porque as marcas da faixa de rodagem não estão claramente visíveis, o sistema assinala este facto ao condutor através de vibrações no volante.
Conceito de carroçaria sofisticada e sistemas de retenção coordenados
O conceito de segurança do Classe E Station é baseado numa carroçaria com um habitáculo particularmente rígido e estruturas específicas de deformação programada. Os sistemas de retenção, por exemplo, os cintos de segurança e os airbags, são especificamente adaptados a este conceito. Na eventualidade de um acidente, podem ser ativados de forma a que o seu efeito de proteção dos ocupantes seja adaptado à situação.
Além dos airbags do condutor e do passageiro dianteiro, um airbag para os joelhos do condutor também é um equipamento de série. Pode proteger as pernas contra o contacto com a coluna da direção ou com o painel de instrumentos numa colisão frontal severa. Os airbags de cortina de série podem reduzir o risco de ferimentos na cabeça. Na eventualidade de uma colisão lateral severa, o airbag de cortina no lado do impacto estende-se desde o pilar A ao pilar C como uma cortina sobre os vidros laterais dianteiro e traseiro. Se for detetado um capotamento, os airbags de cortina podem ser ativados em ambos os lados. Além da proteção da cabeça, os airbags laterais também podem proteger a área do tórax na eventualidade de uma colisão lateral severa – incluindo nos bancos traseiros laterais (opcional).
Adicionalmente, os veículos estão equipados com um airbag central, em função do país. Os tensores com atuadores pirotécnicos e os limitadores de força dos cintos de segurança são um equipamento de série em todos os bancos laterais, assim como os reguladores em altura dos cintos de segurança.
Materiais recicláveis
Vários componentes do Classe E Station são fabricados parcialmente a partir de materiais recicláveis (materiais reciclados e matérias-primas renováveis). Nos bancos de série são utilizados estofos fabricados em lã de alpaca não tingida, combinada com um material reciclado. Pela primeira vez, são utilizadas matériasprimas recicladas certificadas na espuma dos bancos de acordo com o “método de balanço de massas”. Estas têm as mesmas propriedades das matérias-primas produzidas a partir do petróleo. Desta forma, a necessidade de matérias-primas de origem fóssil pode ser reduzida ao mesmo tempo que a qualidade do produto é mantida.
Neutralidade de emissões carbónica da produção na fábrica de Sindelfingen
Desde 2022, a Mercedes-Benz tem produzido de forma neutra em emissões de CO2 nas suas próprias fábricas em todo o mundo. A eletricidade adquirida externamente é produzida exclusivamente a partir de fontes renováveis e, portanto, não produz emissões de CO2. Adicionalmente, a empresa pretende aumentar a produção de energia renovável nas suas instalações de produção. Até ao final de 2023 serão efetuado investimentos na expansão dos sistemas fotovoltaicos na fábrica de Sindelfingen. Outro tema de grande importância na fábrica de Sindelfingen é a constante redução do consumo de água e da quantidade de resíduos produzidos.
A longa história de sucesso do Classe E Station
A Mercedes-Benz produziu mais de 16 milhões de veículos do segmento médio-superior desde 1946. Em agosto de 1966, o Mercedes-Benz Universal fez a sua estreia no programa oficial de vendas. Era um modelo na versão Station fabricado pelo parceiro belga IMA, tendo por base as versões desde a 200 D à 230 S “barbatana de tubarão” – o primeiro modelo oficial na variante Station da Mercedes-Benz.
Em abril de 1978 teve início a produção da série de modelos 123 na variante Station e começou uma longa história de sucesso – até à data foram fabricados mais de um milhão de modelos na versão Station. Na Alemanha, a versão Station é conhecida como o “T-Modell” e, embora o “T” sugira turismo e transporte, é também sinónimo de criador de tendências. Para a Mercedes-Benz, a versão Station é agora uma parte integrante do segmento de luxo e tem uma base de admiradores leais, particularmente na Alemanha. Tem havido uma versão Station em todas as gerações bem-sucedidas do Classe E (S 124, S 210, S 211, S 212, S 213, bem como uma versão All-Terrain desde 2017).