Novo medicamento contra o vírus sincicial em crianças merece parecer favorável dos pediatras: Infarmed e DGS mantêm avaliação

O fármaco nirsevimab, que previne a infeção e o desenvolvimento de doenças provocadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), incluindo a bronquiolite, pneumonia e a conjuntivite, mereceu um parecer favorável da Sociedade Portuguesa de Pediatria, revelou esta quinta-feira o jornal ‘Público’. O medicamento da AstraZeneca já foi aprovado pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) mas continua sob avaliação da DGS e do Infarmed.

A DGS, de acordo com o jornal diário, criou um grupo de trabalho multidisciplinar para “revisitar o modelo de prevenção da infeção por VSR”, numa abordagem “centrada na criança” e que procura assegurar “acesso, equidade, a adequação e a segurança das intervenções”. Já o Infarmed dispõe, desde 8 de maio, de um pedido de financiamento para introduzir o nirsevimab em Portugal.

Em ensaios clínicos, o fármaco demonstrou uma eficácia superior a 80% na prevenção das doenças provocadas pelo vírus sincicial respiratório, sendo que em Portugal, entre 2015 e 2018, registaram-se 15.214 casos de infeções nas vias respiratórias.

Teresa Bandeira, responsável pelo Laboratório Pediátrico de Fisiopatologia Respiratória do Hospital de Santa Maria e uma das criadoras da rede de vigilância para o VSR, garantiu ter “esperança” de que as autoridades de saúde introduzam o medicamento já na próxima época sazonal, para todos os bebés nascidos em 2023, antes de enfrentaram a primeira onda do vírus.

Em Portugal, um terço de todas as hospitalizações pediátricas dizem respeito a complicações associadas à VSR: todos os anos são registados quase 5 mil casos de bronquiolite em idade pediátrica nos hospitais.