Novas imagens dão esperança: implante cerebral eletrónico permite a paralítico voltar a andar após operação na Suíça

Gert-Jan Oskam voltou a andar graças a uma cirurgia experimental inovadora na qual foram colocados implantes eletrónicos no cérebro: o holandês sofreu, há 12 anos, um acidente de bicicleta que danificou a sua medula espinhal na altura do pescoço e deixou com paralisia total nas pernas e mobilidade reduzida nos braços.

De acordo com a ‘Associated Press’, o dispositivo revolucionário, conhecido como “interface cérebro-espinha”, serve como uma “ponte digital” entre os cérebro e os nervos.

Este procedimento esperançoso foi desenvolvido por neurocientistas e cirurgiões do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne, que colocaram elétrodos no seu cérebro e na medula espinhal e conectaram-nos com tecnologia Bluetooth: dessa forma, Oskam é capaz de enviar sinais do seu cérebro para controlar as suas pernas – um método que não só permite que se levante e ande mas também suba escadas.

O paciente já tinha sido alvo de outra experiência dos mesmos cientistas suíços em 2018 e o ‘passo’ agora dado resulta de anos de trabalho e testes. Oskam já tinha um implante na coluna e conseguiu andar novamente graças à combinação deste com os dois engenhos em forma de disco colocados no seu crânio.

E como funciona? Quando pensa na atividade de caminhar, os implantes na sua cabeça detetam atividade na área do cérebro conhecida como córtex, enviam o sinal via Bluetooth para um computador que Oskam carrega consigo, que por sua vez o transmite ao implante espinhal, que atua como gerador de impulsos. Gert-Jan Oskam agora tem controlo sobre como deseja que as suas pernas se podem mover para a frente apenas pensando no movimento que deseja realizar.

Ler Mais