Nova Iorque acusa Kia e Hyundai de terem carros fáceis de roubar após desafio viral no TikTok

As marcas sul-coreanas Hyundai e Kia estão a ser alvo de um processo nos Estados Unidos por “incómodo público”, segundo a queixa apresentada no Tribunal Federal de Manhattan: a cidade de Nova Iorque acusou as duas empresas de não instalar dispositivos que impeçam carros de serem roubados, depois de um desafio nas redes sociais ter levado adolescentes a roubar veículos através de uma ligação por cabo USB.

O desafio, que se tornou viral do TikTok, começou em 2021 e estimulou um aumento nos roubos de Hyundai e Kia – Chicago viu um salto de 800% nos roubos, de acordo com CNBC; já as autoridades de Los Angeles registaram uma subida de 85% quando comparado com o ano anterior.

“Ao eleger lucros acima da segurança e desviar-se das normas da indústria ao não incluir imobilizadores de motor como um recurso de segurança padrão, os réus criaram e mantiveram um incómodo público”, sustentou a cidade no processo feito no Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Sul de Nova York.

Nova York acusou as duas empresas de possibilitar “essa epidemia crescente” de roubos de carros. “Este caso é um exemplo claro do que acontece com a segurança pública quando os fabricantes de automóveis optam por não incluir tecnologia antifurto padrão nos seus carros”, pôde ler-se no documento. “Garantir que os carros não sejam fáceis de roubar protege tanto a propriedade quanto o público, mantendo fora das estradas motoristas perigosos em veículos roubados”, afirmou.

Em resposta, a Hyundai assegurou que tornou os imobilizadores padrão em todos os veículos a partir de novembro de 2021 e tomou medidas para reduzir a ameaça de roubos. Já a Kia acrescentou que a empresa está a trabalhar com a polícia para combater “o roubo de carros e o papel que as redes sociais desempenharam para incentivá-lo” e que está “comprometida em apoiar os nossos clientes e na segurança do veículo”.

“Em 2023, em comparação com os anos anteriores, houve uma explosão virtual de roubos de Kias e Hyundais”: cerca de 977 veículos Hyundai e Kia foram roubados nos primeiros quatro meses do ano, de acordo com o processo. “Isso representa um aumento de aproximadamente 660% nos roubos de veículos Kia e Hyundai em comparação com os mesmos meses de 2022, quando houve apenas 148 roubos desse tipo”, afirmou.

A cidade de Nova Iorque juntou-se a várias cidades que tomaram medidas semelhantes contra as duas marcas, incluindo Baltimore, St. Louis, Milwaukee, San Diego e Seattle.

Ler Mais