Nova FCT vai destinar 450 mil euros para bolsas nas áreas das ciências, engenharia e tecnologia

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCT) anunciou o lançamento da Bolsa de Mestrado “Impulso Mestre”, uma iniciativa que envolve um investimento de 450 mil euros, destinado a apoiar o acesso de estudantes ao primeiro ano do mestrado na instituição.

A bolsa está disponível para candidatos que ingressem pela primeira vez no primeiro ano de um mestrado na Nova FCT, desde que tenham concluído a licenciatura com uma média final igual ou superior a 15 valores. As candidaturas estarão abertas entre os dias 1 e 30 de setembro de 2025, devendo ser submetidas após a matrícula no mestrado.

Os interessados devem apresentar, no momento da candidatura, o certificado de conclusão da licenciatura com a média final discriminada, o documento de inscrição no mestrado e um documento de identificação válido.

A seleção será feita por uma comissão designada pela Nova FCT, que validará as candidaturas e atribuirá a bolsa a todos os candidatos que cumpram os requisitos de elegibilidade. A lista dos estudantes contemplados será divulgada até 15 de outubro de 2025, no site oficial da faculdade. Os beneficiários receberão também um diploma comprovativo da atribuição da bolsa.

“A Bolsa de Mestrado ‘Impulso Mestre’ da NOVA FCT reforça o nosso compromisso em proporcionar melhores condições para o desenvolvimento académico dos estudantes, no quadro dos valores que a Faculdade promove, entre eles, a inclusão e equidade, determinantes para garantir um ambiente académico mais justo, diversificado e representativo. É também uma aposta na promoção da excelência académica da instituição, em áreas de grande impacto e relevo como são as Ciências, a Engenharia e a Tecnologia”, afirma José Júlio Alferes, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova FCT.