Nova candidata a IPO do ano. Chinesa JD Health avança e aponta aos 4 mil milhões de dólares
A empresa de saúde chinesa JD Health vai arrecadar até 4 mil milhões de dólares no IPO (oferta pública inicial) em Hong Kong, podendo assim tornar-se numa das maiores entradas em bolsa registadas em 2020.
A JD Health, uma subsidiária da gigante de e-commerce chinesa JD.com, levantará até 3,5 mil milhões e poderá captar 500 milhões adicionais numa opção que concede ao subscritor o direito de vender mais aos investidores do que o inicialmente planeado pelo emissor se a procura for maior do que o esperado, informou o Financial Times, esta quarta-feira.
Este processo avalia a empresa em cerca de 28,5 mil milhões de dólares.
Os números estimados para a estreia da JD Health, que está marcada para 8 de dezembro, tornariam a empresa uma das maiores entradas no índice de Hong Kong este ano e a primeira grande entrada de tecnologia chinesa desde a suspensão de última hora do IPO da fintech chinesa Ant Group, num duplo processo em Hong Kong e Xangai.
A JD Health fornece serviços de saúde online para clientes na China, incluindo consultas de saúde online com médicos e uma farmácia online que oferece produtos para clientes do retalho. A empresa obteve uma receita de 1,3 mil milhões de dólares no primeiro semestre de 2020, representando um aumento de 76% face ao ano anterior.
A partir do final de janeiro, no início do surto de coronavírus na China, a JD Health tornou as consultas de saúde online gratuitas para os seus utilizadores. Entre janeiro e maio, a plataforma de consulta online da JD Health registou uma média de mais de 120 mil consultas diárias, em comparação com cerca de 60 mil antes da pandemia.
A JD Health tinha 72,5 milhões de utilizadores ativos até 30 de junho. O seu braço farmacêutico detém uma participação de mercado dominante de 30% no mercado chinês de farmácias online, de acordo com o prospeto do IPO da empresa. O IPO da JD Health será o maior no setor de saúde da Ásia, superando o IPO da empresa farmacêutica japonesa Otsuka Holdings em 2010, de 2,3 mil milhões de dólare, de acordo com a Bloomberg.
Os rivais da empresa incluem a Wedoctor, apoiada pela Tencent, a Pingan Good Doctor, listada em Hong Kong, e a Ali Health, afiliada da área de saúde da gigante do comércio eletrónico e concorrente do Alibaba Group.