NOS e ANI apoiam Universidade de Évora a desenvolver plataforma de Realidade Aumentada para atletas

A NOS e a Agência Nacional de Inovação (ANI) selecionaram uma equipa de professores e investigadores da Universidade de Évora para desenvolverem uma plataforma de Realidade Aumentada para atletas em cooperação com a operadora.

O projeto de uma passadeira inteligente que usa realidade aumentada para melhorar a performance dos atletas e evitar lesões foi a ideia vencedora dos Open Innovation Challenges, iniciativa que visa desafiar as Instituições de Ensino Superior a apresentarem soluções inovadoras com base em tecnologia 5G.

A plataforma Best Yourself conta com um software que, através de realidade aumentada, permite ao atleta executar rotinas de treino enquanto responde a desafios colocados por ambientes virtuais. No final de cada sessão é atribuída uma pontuação e a dificuldade de cada treino será também induzida por um cinto tridimensional que permite aumentar a estabilidade ou instabilidade do movimento, ou colocar ou retirar peso corporal.

Esta passadeira inclui sensores que analisam o movimento, medindo parâmetros como posição, velocidade, intensidade da força, ou resposta muscular. Desta forma, a plataforma consegue inferir o padrão de marcha/corrida/ou salto do atleta, a posição em que coloca os pés, o tamanho da passada ou onde exerce mais força quando se move

O objetivo desta ideia e do estudo feito ao atleta é identificar falhas de movimento aumentando a performance e evitar lesões ou contribuindo para a sua reabilitação.

“A Best Yourself é uma solução inovadora que utiliza a realidade virtual para trabalhar aspetos físicos e mentais dos atletas, permitindo medir mais dados de forma mais precisa e em tempo real. Com isso, é possível desenvolver planos de treino personalizados e eficientes, prevenir lesões e otimizar a performance dos atletas”, diz João Ferreira, Diretor da NOS Inovação.

Já Catarina Gonçalves, investigadora principal do projeto, sublinhou que “na solução apresentada, a realidade aumentada disponibiliza uma forma única de interagir com cenários digitais, de forma imersiva e num ambiente controlado para prevenir lesões. Por outro lado, a quantidade e qualidade, de dados que são possíveis de recolher permitem um estudo muito mais completo do atleta e da sua evolução, permitindo corrigir os movimentos e ajudar os atletas a criar uma ‘memória’ muscular e postural. Possibilitam, também, ao técnico desportivo orientar e melhorar a tomada de decisões dos atletas, um aspeto cada vez mais fundamental no desporto de alta performance.”

As ideias submetidas foram avaliadas por um júri, composto por Jorge Graça, administrador e CTO da NOS, João Ferreira, Diretor da NOS Inovação, e Rodolfo Condessa, da ARMILAR, venture capital que apoia a NOS no seu Fundo 5G.

Ler Mais