Nissan alia-se à HP e Siemens para criar plataforma de design de veículos

140829_1_5

A Nissan, a empresa tecnológica Hewlett Packard (HP) e a Siemens acabam de anunciar a entrada em funcionamento de uma nova geração de infraestrutura de design de veículos, a primeira dentro destes moldes na indústria automóvel. A infraestrutura de ambiente de trabalho de engenharia virtual (VDI) proporciona, segundo o fabricante nipónico, “mais flexibilidade e capacidade de design de veículos a nível global”, estando em utilização atual na América do Norte e na Europa.

 A VDI utiliza processamento avançado de gráficos com base na tecnologia de virtualização de ambientes de trabalho, que permite aos engenheiros o acesso a estações de trabalho CAD 3D virtuais alojadas em servidores remotos e o seu controlo a partir de um ambiente de trabalho em qualquer centro de I&D da Nissan no mundo. Com esta tecnologia, a marca consegue armazenar os mais recentes dados nos seus servidores, aos quais as equipas de todo o mundo conseguem aceder a qualquer momento. Maior produtividade e facilidade de utilização, para além de uma maior eficiência de custos e prevenção de risco de catástrofes são as principais mais valias deste projeto.

 Inicialmente, a Nissan está a utilizá-la em dois centros de desenvolvimento- o Centro de Tecnologia Avançada da Nissan na América do Norte e o Centro de Tecnologia Avançada da Nissan na Europa. Com esta plataforma, a Nissan espera alcançar a mesma produtividade das operações CAD em todas as instalações globais e diminuir drasticamente os custos associados a futuras melhorias do sistema, atualizações de versão e custos operacionais através da consolidação e melhoria da gestão de infraestruturas. Esta tecnologia permite ainda alargar a utilização da plataforma no futuro, uma vez que esta tem a flexibilidade necessária para ser adotada a nível global para desenvolvimento de automóveis.

A HP propôs esta solução de VDI, facultando o hardwaresoftware, assim como serviços de suporte e consultoria, através do trabalho de equipas de projeto no Japão, nos Estados Unidos e na Europa para implementação, verificação e teste da solução.