NFTs estão no mercado: saiba os valores milionários investidos para comprar os seis tokens mais caros do mundo

As coleções de arte e objetos valiosos já não estão limitados às obras físicas de pintores ou escultores. A ascensão do mundo digital e da tecnologia blockchain permitiu a entrada no mercado de um novo produto de interesse: NFTs ou Tokens Não Fungíveis, ou seja, unidades de valor criptografadas que não são substituíveis pois, como as pinturas de autores famosos, não são equivalentes entre si. O que quer dizer que o que se adquire em cada leilão é o certificado de autenticidade da obra.

É um mercado cada vez mais relevante: segundo o relatório ‘Research and Markets’, prevê-se que cresça 51% e fature 278 mil milhões de euros entre 2023 e 2028. E há cada vez mais pessoas dispostas a pagar quantias astronómicas por esses tokes, revelou esta sexta-feira o jornal espanhol ‘El Economista’. E quais forem os tokens mais caros da história?

“The First 5,000 Days”

Esta colagem de 5 mil imagens digitais é uma obra de arte criada por Mike Winkelmann, também conhecido por Beeple, para a sua série Everydays, e foi, em abril de 2021, vendido em leilão por 69,3 milhões de dólares, garantindo o terceiro lugar no preço de uma obra de arte de um autor vivo, atrás de Jeff Koons e David Hockney.

Deste mesmo autor, foi vendida a obra ‘Human One’, uma escultura de mais de dois metros, composta por telas de LED que exibem imagens distópicas. Foi vendido por 25 milhões de euros.

Por último, outra de suas obras,’ Crossroad #1/1′, foi inicialmente vendida por 66 mil dólares e, uns meses volvidos, por 6 milhões de dólares – trata-se de um vídeo de 10 segundos em que surge uma figura, que muitos associam a Donald Trump, caída num relvado com insultos escritos por todo o corpo enquanto as pessoas passam e ignoram-no.

“Clock”

‘Clock’ é um dos NFTs do artista Pak que compõem a coleção Censored, uma série de obras lançadas com o objetivo de arrecadar fundos para libertar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Na obra está um cronómetro que conta o número de dias que Assange passou na prisão – esta peça foi vendida por 52,7 milhões de dólares, tornando-se a segunda venda mais cara até à data.

“101 NFT Bored Ape Yacht Club”

A empresa americana Yuga Labs leiloou a coleção ‘NFT Bored Ape Yacht Club’ e o resultado superou as suas expectativas: a licitação vencedora atingiu os 24,3 milhões de dólares. O token consiste em 101 imagens de macacos de expressão opaca e três NFTs de “soro mutante” – quando um Bored Ape Token é combinado com um M1 ou M2 Serum Token, permite ao titular criar um novo Mutant Ape NFT.

“CriptoPunk”

Esta série de 10 mil avatares pixelados foi lançada pela primeira vez em 2017 pelos criadores Matt Hall e John Watkinson – ao início eram gratuitos mas foram ganhando popularidade entre os colecionadores até atingir cifras astronómicas. Por exemplo, o ‘CryptoPunk #7523’ foi adquirido por 11,8 milhões de dólares pelo empresário israelita Shalom Meckenzie, que é o maior acionista da empresa de desportos digitais DraftKings.

Da mesma coleção, o empresário Gary Vaynerchuck comprou o ‘CryptoPunk #2140’ por 3,95 milhões de dólares em junho de 2021.

“Right Click and Save As guy”

Este NFT, criado pela XCOPY, foi adquirido pelo rapper Snoop Dogg por 7 milhões de dólares em dezembro de 2022. O músico americano é um assíduo comprado de tokens e criptomoedas e tem vários CryptoPunks, Bored Apes, mais uma segunda peça de XCOPY que ele comprou por 3,9 milhões de dólares.

“NFT Internet Source Code”

Tim Berners-Lee é o autor desta obra, vendida pela Sotheby’s por 4,4 milhões de dólares. Este token representa o código-fonte original da World Wide Web, ou seja, o sistema de navegação e acesso à informação na Internet. Especificamente, os compradores adquiriram 9.555 linhas de código escritas em 1990-1991 , uma visualização animada de 30 minutos do código, um póster digital e uma carta digital escrita por Berners-Lee em junho de 2021, refletindo sobre a sua invenção.

Bitcoin dispara acima dos 29 mil dólares mas foi “sol de pouca dura”. O que explica este fenómeno?

Ler Mais