Netflix alvo de buscas em França e nos Países Baixos. Autoridades investigam fraude fiscal e lavagem de dinheiro

As autoridades francesas e holandesas realizaram buscas nos escritórios da Netflix como parte de uma investigação preliminar sobre possíveis práticas de fraude fiscal e lavagem de dinheiro.

A investigação é conduzida pelo Parquet National Financier (PNF), órgão francês especializado em crimes financeiros complexos, que envolvem muitas vezes grandes corporações internacionais. O inquérito foi iniciado em novembro de 2022 e já envolve uma cooperação estreita entre as autoridades dos dois países, com as buscas a estenderem-se ao escritório central da Netflix em Amsterdão, revela a ‘Reuters’, de acordo com fontes próximas do caso.

Nem a Netflix nem as autoridades holandesas, que remeteram as questões para o PNF, se pronunciaram sobre o caso.

É importante notar que, embora a abertura de uma investigação preliminar não implique necessariamente em acusações formais ou num julgamento, constitui o primeiro passo para a averiguação de eventuais irregularidades financeiras.

A operação pode estar relacionada com as práticas de faturação da empresa em território francês. Segundo uma reportagem do site La Lettre, as autoridades fiscais de França analisaram as declarações financeiras da Netflix e identificaram possíveis discrepâncias entre a faturação declarada e o número de assinantes no país.