Navigator cresce no primeiro trimestre de 2025 com vendas de 529 milhões de euros

A The Navigator Company alcançou um volume de negócios de 529,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2025, o que representa um crescimento de 1,8% face ao trimestre anterior.

O EBITDA ascendeu a 115,6 milhões de euros, com uma margem de 22%, enquanto o resultado líquido atingiu 48,3 milhões de euros, um aumento de 6,1% face ao trimestre anterior.

A empresa registou um resultado líquido de 48,3 milhões de euros no primeiro trimestre, o que representa um recuo de 24,6% face a março de 2024, quando apresentou lucros de 64,1 milhões.

O crescimento das áreas de tissue e packaging já representa 30% das receitas da Navigator, face aos 17% registados no mesmo período do ano passado. O segmento de tissue, apesar de uma ligeira correção trimestral de 3% nas vendas, cresceu 76% em termos homólogos, impulsionado pela entrada em operação da unidade do Reino Unido em maio de 2024. As exportações representaram 81% das vendas deste segmento.

No packaging, as vendas aumentaram 31% face ao primeiro trimestre de 2024, com este negócio a consolidar-se como estratégico, contribuindo com 4% para o volume de negócios da empresa.

No segmento UWF (papel de impressão e escrita), a Navigator vendeu mais de 325 mil toneladas, com um crescimento de 7% face ao último trimestre de 2024. Em pasta, as vendas diminuíram 12% devido à paragem programada da fábrica de Aveiro, enquanto o negócio da energia gerou receitas de 31 milhões de euros, mais 11% que no trimestre anterior.

A empresa antecipa um ambiente macroeconómico e comercial incerto para 2025, marcado por tensões geopolíticas, políticas protecionistas e volatilidade nos preços da energia e das matérias-primas. Ainda assim, a Navigator considera estar preparada para enfrentar esses desafios com uma estratégia assente na diversificação do portefólio, inovação e sustentabilidade.