‘Naufrágio do Juízo Final’: barco da II Guerra Mundial no fundo do Tamisa tem explosivos suficientes para lançar tsunami na direção de Londres… e está a deteriorar-se rapidamente

Um ‘naufrágio do Dia do Juízo Final’, repleto com 1.400 toneladas de explosivos da 2ª Guerra Mundial, está a desabar, o que ameaça o rio Tamisa – e por arrasto Londres – de um tsunami, releva o tabloide britânico ‘Daily Mail’ – o ‘SS Richard Montgomery’ afundou no estuário do Tamisa em agosto de 1944, e está a uma profundidade de cerca de 15 metros, a cerca de 1.500 metros de Sheerness, Kent.

Os seus mastros ainda pairam acima da linha de água no Tamisa e existem planos para os remover, para que não desabem sobre os destroços e provoquem uma explosão – no entanto, uma nova vistoria da embarcação revelou “sinais preocupantes” de decomposição no corpo do navio, todos observados no último ano, desde a última vistoria.

De acordo com os especialistas, “o espaço do convés próximo ao porão três parece ter começado a desabar a bombordo. Isto parece ser recente”, salientaram, sublinhando que “toda a secção dianteira dos destroços”, que se divide em duas partes no fundo do estuário, “parece ter um aumento de inclinação” de entre 10 e 15 centímetros.

Esta inclinação crescente, salientou o relatório, levanta “uma preocupação potencial” sobre os destroços “serem escavados à medida que são desgastados os sedimentos de suporte” – por outro lado, também foi observado que uma fenda ao longo do segundo porão de carga tinha crescido 5 centímetros de largura e 37 centímetros mais comprida no espaço de um ano, estando “significativamente curvada” mais abaixo. Isso provoca “que a parte dianteira do naufrágio está a dividir-se em dois”, fazendo com que o convés acima desmorone até 20 centímetros num ano.

Para piorar a situação, a parte traseira do navio é “como a secção dianteira… potencialmente partindo-se em duas na metade do seu comprimento”.

As revelações, segundo o tabloide britânico, surgem no relatório de 2023, divulgado na semana passada: em comunicado, o Departamento de Transportes afirmou que a sua prioridade era “garantir a segurança do público e reduzir qualquer risco representado pelo ‘SS Richard Montgomery'”.

“Os especialistas realizaram trabalhos vitais de levantamento dos destroços e, com base nas suas descobertas, estamos a rever nosso cronograma inicial para remover os mastros da maneira mais segura possível. O objetivo é remover os mastros o mais rápido possível, caso seja possível estabelecer uma metodologia operacional segura e eficaz para fazê-lo”, indicou o comunicado.

O ‘SS Richard Montgomery’ era um navio americano que transportava munições para os aliados na II Guerra Mundial – encalhou num banco de areia e quebrou-se quando baixou a maré, afundando-se antes que tivesse sido possível recuperar toda a sua carga – teme-se que tenha poder explosivo suficiente para desencadear um tsunami no Tamisa, tendo por isso lhe valido o nome de “naufrágio do Juízo Final”.

O ‘SS Richard Montgomery’ foi um navio Liberty dos EUA construído em 1943 para transportar carga através do Atlântico: o navio de 7.200 toneladas cruzou com segurança o Atlântico no comboio HX-301 sem incidentes e recebeu ordem de ancorar em Sheerness.

O navio transportava cerca de 7.000 toneladas de munições e deveria seguir para Cherbourg para descarregar a sua carga. No entanto, em 20 de agosto de 1944, o ‘Montgomery’ arrastou sua âncora e encalhou num banco de areia a cerca de 250 metros do Canal de Abordagem Medway.

Foi lançada uma grande operação de salvamento para descarregar a carga mortal do navio, embora, em 24 horas, tenham começado a surgir no casco rachas, sendo que as áreas dianteiras começaram a inundar-se.

A 25 de setembro, a operação de salvamento teve de ser abandonada após a inundação de toda a embarcação.

O ‘SS Richard Montgomery’ foi um dos 2.700 navios Liberty construídos durante a guerra.

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