NATO reforça segurança de infraestruturas marítimas críticas após o ataque ao gasoduto Nord Stream

O ataque ao gasoduto Nord Stream, em setembro último, levou à necessidade de reforçar a segurança de infraestruturas críticas na Europa, incluindo gasodutos, plataformas petrolíferas e cabos de telecomunicações.

Nesse propósito, a NATO criou uma célula de coordenação de infraestrutura submarina com a qual pretende mapear vulnerabilidades e coordenar esforços para reduzi-las entre os seus aliados, parceiros e setor privado. Foi também criado um novo grupo de trabalho UE-NATO sobre resiliência e proteção de infraestruturas críticas, que se reuniu pela primeira vez na passada quinta-feira.

A visita conjunta da presidente Ursula von der Leyen e do primeiro-ministro norueguês, Gahr Stores, à plataforma Troll A, no Mar do Norte, serviu como demonstração da unidade entre a NATO e a UE no esforço para aumentar a resiliência das infraestruturas e cadeias de abastecimento.

A NATO intensificou igualmente a sua presença militar na região – durante a visita estiveram na zona navios de patrulha marítima e aviões do Grupo Marítimo Permanente 1 da NATO. A plataforma Troll A é operada pela Equinor e, em 2022, forneceu mais de 11% do consumo de gás da União Europeia, tornando-o fundamental para a segurança.

NATO investe 30 milhões de euros para implementar mecanismos de cibersegurança na sua estrutura

Ler Mais