NATO prepara-se para construir uma base naval na Albânia, garante primeiro-ministro

A Albânia está em negociações com a NATO para construir uma base naval em Porto Romano, um porto em construção na costa do Adriático, revelou esta sexta-feira o primeiro-ministro Edi Rama.

Em entrevista, o responsável político albanês apontou que Porto Romano, situado perto da cidade costeira de Durres e destinado a ser o maior do país, terá uma secção comercial e uma base naval militar, que será construída e cofinanciada pela NATO e pela Albânia.

“Em breve voltaremos a Bruxelas para continuar as nossas discussões sobre a nossa proposta para a instalação de uma base naval da NATO no novo porto de Durres”, precisou Rama.

Em maio último, Rama garantiu que o seu Governo estava a oferecer à NATO a sua base naval Pashaliman, a cerca de 200 quilómetros ao sul de Tirana – Pashaliman foi estabelecido por Moscovo como uma base submarina na década de 1950 para hospedar 12 submarinos perto de Vlore, onde os mares Adriático e Jónico se encontram.

A NATO está já a reconstruir a Base Aérea de Kucova, a cerca de 80 quilómetros a sul de Tirana, que será usada pela aliança atlântica. A Albânia tornou-se membro da NATO em 2009.




loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.