Não se esqueça: prazo para pagar primeira prestação do IMI termina hoje

Os proprietários de imóveis em Portugal têm até hoje, 31 de maio, para pagar a primeira prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Mas, tal como no ano passado, os proprietários continuam a ter a opção de liquidar este imposto de uma só vez.

Ultrapassados os 100 euros de IMI, o Imposto Municipal sobre Imóveis deverá ser dividido em duas ou três fases, a serem pagas em maio ou nas seguintes datas habituais (agosto e novembro) ou na totalidade.

As notas de liquidação trarão referências de pagamento para uma ou outra situação.

Entre os 100 e os 500 euros, o IMI é automaticamente dividido em duas tranches de pagamento, se for mais de 500 euros, o pagamento é dividido em três fases.

O IMI incide sobre o valor patrimonial dos imóveis sendo que, no caso dos urbanos, a taxa do imposto pode ser fixada pelas autarquias num intervalo entre 0,3% e 0,45%.

Cabe também às autarquias a decisão de atribuir um desconto no imposto às famílias com dependentes, sendo este de 20 euros quando haja um dependente; de 40 euros quando há dois e de 70 euros quando são três ou mais dependentes.

Ler Mais