“Não devemos subestimar” a força militar da Rússia, alerta general alemão

O General Eberhard Zorn, o oficial militar mais graduado das Forças Armadas da Alemanha, alertou que o Ocidente não pode subestimar a força militar da Rússia, avisando que o Kremlin poderá abrir uma segunda frene de guerra se assim o desejar.

Em entrevista à agência ‘Reuters’, Zorn afirma que “a maioria das forças terrestres da Rússia pode estar retida na Ucrânia neste momento, mas, ainda assim, não devemos subestimar o potencial dessas forças para abrirem um segundo teatro de guerra”.

O oficial realça que “a maior parte da força naval russa ainda não foi mobilizada para a guerra na Ucrânia, e a Força Área russa ainda conta também com um potencial significativo”, e isso “representa também uma ameaça para a NATO”.

“Do ponto de vista militar, a Rússia é bem capaz de expandir o conflito a nível regional”, diz Zorn, e os países mais próximos das fronteiras russas poderiam ser os próximos alvos, considerando que o exclave de Kaliningrado, entalado entre a Lituânia, a Polónia e o Mar Báltico, poderá vir a estar sob a mira bélica de Moscovo.

Apesar de reconhecer que as ofensivas russas na Ucrânia terem vindo a perder fôlego nas últimas semanas, o general alemão considera que a Rússia mantém-se firme e a progredir no teatro de guerra.

“Apoiada por fogo de artilharia massivo, [as tropas russas] continuam a avançar, independentemente das vítimas civis ucranianas”, sublinha Zorn, lembrando que “os russos têm enormes quantidades de munição ao seu dispor”.

Ler Mais





Comentários
Loading...