“Não descartem nenhuma possibilidade”: Ex-diretor do CDC da China admite que a Covid-19 possa ter escapado de laboratório

Numa altura em que a OMS já decretou o fim da emergência de saúde global da Covid-19, três anos depois de lhe ter atribuído este estatuto, permanecem ainda os mistérios sobre a verdadeira origem do vírus e sobre como realmente começou a pandemia.

Agora, o ex-responsável pelo organismo de saúde pública da China, admite que o coronavírus que causa a Covid-19 possa ter escapado de um laboratório chinês.

“Podemos sempre suspeitar de qualquer coisa. A ciência é isso mesmo. Não descartem nenhuma possibilidade”, pede George Gao, antigo diretor do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) da China, em entrevista à BBC.

Gao esteve envolvido nas investigações iniciais sobre a origem do vírus, mas acabou por abandonar o cargo em julho de 2022, sendo que agora é vice-presidente da Fundação Nacional de Ciências Naturais da China.

O responsável explica que a teoria de fuga de laboratório terá sido encarada de forma mais séria pelas autoridades chinesas do que o que se pensava, sendo que houve diligências feitas e investigação ao Instituto de Virologia de Wuhan.

“O governo organizou qualquer coisa”, adianta, ressalvando que o que quer que tenha sido feito, não envolveu o CDC China.

Admitindo não ter visto os resultados da investigação feita. Gao diz ter “ouvido” que “as autoridades não encontraram evidência de quaisquer problema ou transgressão”, após terem “seguido todos os protocolos”.

Ler Mais